União Geral dos Trabalhadores

Festa o Dia do Comerciário movimenta centenas, em domingo ensolarado

20 de Outubro de 2014

SÃO JOSÉ DA LAPA/MG – A diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM) reuniu a família comerciária, em 19/10, no Clube Recreativo Presidente Wanderley Teixeira Fernandes, em São José da Lapa, para celebrar o Dia do Comerciário, no primeiro ano de vigência da regulamentação da profissão, após sanção da Lei 12.790, pela presidente Dilma Rousseff, em 15 de março de 2013. Oficialmente comemorada em 30 de outubro, a data foi lembrada em sessão solene da Câmara Federal, em Brasília, em 2013.

Uma programação variada divertiu mais de três mil pessoas de todas as gerações, que participaram de sorteio de brindes e da concorrida Rua de Lazer, com pula-pua, cama elástica, pintura facial e oficina pedagógica. As crianças receberam conjunto especial e picolés. Presença tradicional em eventos de grande porte, a Polícia Militar acompanhou a festividade desde as primeiras horas da manhã, assim como a ambulância, preparada para prestar assistência no local ou para remover, caso fosse necessário.

NOVE DÉCADAS DE LUTA - Ao lembrar a data comemorativa, o presidente José Cloves Rodrigues, destacou os 89 anos de vida integrada à classe completados pelo SECBHRM, em 11 de junho. O sindicalista assinalou que, em 1925, ano em que o sindicato foi fundado, o presidente Getúlio Vargas, ainda não havia assinado o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, determinando a jornada de trabalho para 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para os empregados no comércio, dando origem ao Dia do Comerciário, já que o decreto foi publicado no dia seguinte, 30 de outubro.

Os trabalhadores, que cumpriam jornadas de até 12 horas por dia, sem feriados ou mesmo folgas aos domingos, promoveram grande manifestação na cidade do Rio de Janeiro, mobilizando mais de cinco mil comerciários e marchando em direção ao Palácio do Catete, sede do governo federal. No mesmo dia, os manifestantes foram recebidos pelo presidente, que reconheceu a justeza dos pleitos defendidos.

José Cloves resgatou a postura diária do sindicato na fiscalização da Convenção Coletiva de Trabalho e no cumprimento da legislação, especialmente no tocante às condições do ambiente de trabalho. Ele afirmou o valor da parceria estabelecida entre o SECBHRM e o SENAC na oferta de cursos gratuitos na área de comércio, gestão, hospitalidade e idiomas, que possibilitem desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional da categoria, na busca por melhor colocação no mercado de trabalho. Os cursos possuem carga horária variando de 20 até 60 horas e são prestados a turmas reduzidas são voltados à prática diária do comerciário e focalizam momentos vivenciados pela classe, como Estratégias de Negociação; Excelência em Vendas; Técnicas de Vendas; Excelência no Atendimento ao Público; Marketing Pessoal; Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, e Inglês Básico Aplicado aos Serviços Turísticos.

REI PEÇAS CAMPEÃ - A festa do Dia do Comerciário consagrou o time de futebol de campo da Rei Peças como campeão do torneio organizado pelo SECBHRM desde agosto. A disputa, acirrada desde a fase semifinal, foi decidida na cobrança de pênaltis. Para chegar aos dois finalistas, Itapuã contra Othon de Carvalho empataram sem gols e Prodisk contra Rei Peças também. As partidas chegaram à cobrança de penalidades máximas.

O jogo entre Rei Peças e Itapuã foi disputado até o último momento, terminando empatado em dois gols. Na cobrança de penalidades, os craques da Rei Peças foram mais felizes e venceram a competição. Os vice-campeões contaram com a força de Alan Rodrigues, artilheiro com seis gols marcados, e de Silvio Romero, goleiro menos vazado: O Troféu Disciplina foi conquistado pelo escrete da Othon de Carvalho e o Troféu Garra e Coragem, para Silvio Gonçalves, da Prodisk. Além da conduta dos jogadores em campo, o Troféu Disciplina leva em consideração a participação dos atletas na formatação do certame, como nas reuniões realizadas pela comissão organizadora.

 

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)