União Geral dos Trabalhadores

Regional Sul dá continuidade ao processo de descentralização da UGT-Minas

01 de Setembro de 2014

TRÊS CORAÇÕES/MG – Uma sala na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Três Corações (Sindimeta) foi destinada para instalar a Regional Sul da UGT-Minas, cuja inauguração reuniu sindicalistas daquela região do estado, em 31 de agosto, e marcou o processo de descentralização das ações da Central, que, em maio, reativou a Regional da Zona da Mata, e a do Norte, em agosto. José Cloves Rodrigues, presidente interino da UGT-Minas; Fabian Schetini, secretário de Comunicação, e Luiz Adriano, secretário dos Metalúrgicos, compareceram ao ato que sacramentou a zonal, que integra entidades de expressão nos ramos fabril e de serviços.

Coordenador da nova célula ugetista, Valdir Ribeiro, presidente do Sindimeta, lembrou o caráter aberto do espaço, que servirá para centralizar as ações dos filiados e fortalecer a luta geral dos trabalhadores. Ao falar dos 40 anos em que milita na luta sindical, o líder metalúrgico fez referência à “experiência dos jovens”, destacada por ele como importante na caminhada da organização do movimento trabalhista. O sindicalista lembrou os serviços de fisioterapia e ambulância prestados pelo Sindimeta aos munícipes, que vão além do atendimento à própria classe que representa.

José Grimaldi Santiago, diretor executivo nacional da UGT e secretário de Finanças do Sindicato do Comércio e Hotelaria do Sul de Minas, frisou que o avanço conquistado é mais que físico, se constituindo em um progresso político, que dá seguimento à transformação iniciada pelo deputado federal Ademir Camilo, presidente licenciado da Central, há dos anos atrás, quando assumiu a presidência da entidade, em Minas. Para ele, os sindicatos ganham mais um ponto de encontro, que, também será um novo atrativo para a conquista de novos filiados para a UGT. Grimaldi acredita que a Regional Sul aumentará a solidariedade sindical, ao unificar as ações de todos em favor de cada um dos componentes do movimento, citando o descumprimento de convenções coletivas e o direito dos trabalhadores.

ESPAÇO AGLUTINADOR - Jurandir Bezerra, o conhecido “Pezão”, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação e Panificação de Extrema e Região (Sindalex), aplaudiu o gesto do Sindimeta de ceder o espaço para abrigar a sede, localizada no Centro de Três Corações, para servir de aglutinador dos atos da UGT-Minas, no Sul, classificando de “proveitosa” a existência do novo ambiente. Ele acentuou o crescimento da Central, em Minas e no Brasil, graças ao empenho da direção estadual e dos sindicalistas que integram o quadro de filiados. “Pezão”, que ocupa o cargo de Secretário Adjunto de Comunicação da Central, foi acompanhado por Wagner Pereira da Silva, diretor do Sindalex, que atua como titular da Secretaria da Juventude da UGT mineira.

Representante de uma das categorias mais importantes do município, Eloisio Godinho, presidente do Sindicato dos Comerciários de Três Corações (Sindcomtrês), apontou o passo adiante na fundação da Regional Sul, no sentido de consolidar a unidade sindical já existente na região. Na mesma direção, Fabian Schetini frisou o quanto a medida vai reforçar a aproximação entre os sindicatos e lideranças, trazendo à Central a independência que ela precisa para vencer os problemas do cotidiano.

SINDICALISMO CIDADÃO - José Cloves Rodrigues, que também preside o Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM), salientou a prática do sindicalismo cidadão, ético e inovador da UGT como razão do crescimento que aponta a UGT como segunda maior entidade sindical do Brasil, cuja prática agrega novos dirigentes sindicais, de diferentes ramos de atividade, à visão apresentada ao país há sete anos.

Entre inúmeras entidades sindicais e do movimento social presentes ao ato, a participação de membros a Associação Pró-Habitação e Inclusão Social (APHIS), de Perdões, integrada por jovens, no evento representada pela tesoureira Edméia Aparecida da Silva, que foi acompanhada pelo assessor técnico, Nelinho Fagundes.

 

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)