União Geral dos Trabalhadores

Attention, please: aprenda a falar inglês na UGT Cursos

10 de Julho de 2014

BELO HORIZONTE/MG - O mandarim é o idioma mais falado do mundo: são 1,37 bilhão de chineses falantes da mesma língua materna. Mas, quando o assunto é a segunda língua, ou língua estrangeira, não há idioma mais falado que o inglês. A língua é falada por mais de 400 milhões, quantidade similar ao número de pessoas que entendem e falam o idioma como segunda língua. O inglês é a língua oficial ou tem condição especial em mais de 75 países.

Uma de cada seis pessoas do mundo fala inglês. É a língua primaria dos Estados Unidos da América, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e grande parte do Canadá. Além das fronteiras de nações colonizadas pela língua inglesa, na Índia, mais de 11 mil pessoas se valem do idioma, que também é falado por mais 3,5 milhões na África do Sul; 376 mil em Zimbabue e outros 2,6 mil em Trinidade e Tobago.

PRESENÇA CONSTANTE - A presença do idioma é notada no cotidiano das pessoas: cerca de 80% das instruções e manuais eletrônicos são escritos em inglês. Em torno de dois terços dos escritos científicos do mundo são publicados e lidos em inglês. O índice estimado de sites mundiais escritos em inglês chega a 56%.

Os números são superlativos: nativos da língua são 430 milhões (6,6%); Não nativos – 950 milhões (14,6%) não são nativos e 5,1 bilhões de pessoas no mundo não falam o idioma.  O comparativo é grandioso, pois o planeta atingiu 7,2 milhões de habitantes no primeiro dia de 2014, conforme a Organização das Nações Unidas, que publicou estudo intitulado “Perspectivas de População Mundial”, em junho, projetando o crescimento demográfico para 8,1 bilhões, em 2015, e 9,6 bilhões de pessoas, em 2050.

INGLÊS NA UGT CURSOS - Cursos com propósitos específicos, como inglês de negócios - para secretariado e empresários – ou acadêmico, são abordagens diferenciadas no curso de 60 horas semestrais ministrados na modalidade. As aulas de conversação, ocorrem aos sábados, de 9h às 12h, no modelo básico, das 13h às 16h, no módulo intermediária. Com o foco do curso voltado à oralidade, são utilizados recursos como áudio, vídeo e internet, que conduzem o aprendizado para além dos limites da sala de aula. A o reforçar o valor do estudo diário, o professor Ramon de Araújo Gomes ressalta o benefício que a tecnologia - especialmente por telefones e tablets – pode agregar ao processo de aprendizado. O professor também destaca o efeito que o estudo de uma língua estrangeira pode produzir na memória, ao trazer flexibilidade ao raciocínio e maior senso de credibilidade.

Para ingressar no universo da língua inglesa, procure a UGT-Minas, que fica na Rua dos Carijís, 244/513, Centro de Belo Horizonte, ou acesse o site www.ugtminas.org.br. A inscrição e mensalidade são R$ 150,00.

Clidea Santos Motta, 46, cinegrafista e natural de Belo Horizonte, vai passear nos Estados Unidos, no segundo semestre, e procurou a UGT Cursos para agilizar a conversação. Aprender a segunda língua mais falada no mundo será de grande utilidade para ela, inclusive na vida prática, já que os manuais são escritos no idioma.

 

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)