União Geral dos Trabalhadores

Inverno começa quente para a Família Comerciária de Belo Horizonte

23 de Junho de 2014

BELO HORIZONTE/MG – O frio da noite de 20 de junho, que marca o começo do inverno brasileiro, não foi motivo para impedir que comerciários e familiares repetissem uma cena comum no cotidiano da classe.  Novamente, o refeitório do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM) – local de encontro diário dos trabalhadores no horário do almoço – foi palco para o encontro de dezenas de pessoas, de todas as gerações, para o evento “Caldos e Bingo”, promovido pela entidade nos dias 06, 13 e 20 de junho.

A partir das 18h, o comparecimento foi crescendo até lotar as dependências do andar térreo do edifício “União e Trabalho”, no Centro da Capital, em que foi servido suculento caldo e realizado o bingo, em que os presentes concorreram a eletrodomésticos, como forno micro-ondas, sanduicheiria, secador de cabelo, torradeira, batedora e ferros de passar roupa.

Frequentemente, era anunciada a promoção do tradicional Arraial do Comerciário, que acontecerá dia 05 de julho, no Clube Presidente Wanderlei Teixeira Fernandes - o Recanto dos Comerciários - em São José da Lapa, a partir das 18h. O evento marca a comemoração da passagem das festas juninas e tem como características a presença de grande público e a queima de fogos, tão aguardada pelos festeiros.

JORNADA ESPECIAL DA COPA - Ao saudar os comerciários e acompanhantes, José Cloves Rodrigues, presidente do SECBHRM, desejou a todos uma noite repleta de alegria e divertimento. A preocupação da diretoria com o bem estar da categoria, destacada pelo sindicalista, que preside a UGT-Minas, interinamente, é tal que o sindicato negociou calendário especial para os jogos da Copa do Mundo de Futebol, que este ano ocorre no Brasil, com partidas na Capital mineira.

Um Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho, assinado com o Sindicato dos Lojistas, fixou jornada especial para o segmento do comércio lojista nos dias de jogos da seleção brasileira, na primeira fase da competição. O calendário extraordinário prevê a saída dos trabalhadores com antecedência de uma hora e trinta minutos do começo das partidas, sendo vedado o retorno do empregado ao trabalho em tais dias, ou o pagamento ou compensação de horas extras e qualquer espécie de lançamento de horas no sistema de banco de horas. 

A diretoria do SECBHRM já negocia a assinatura de outro termo para as fases seguintes da Copa.

 

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)