União Geral dos Trabalhadores

Solidárias à Comissão da Verdade, Centrais marcam audiência pública e ato conjunto

10 de Junho de 2014

BELO HORIZONTE/MG - Representantes das centrais sindicais se reuniram com o assessor especial da Comissão da Verdade da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas (OAB/MG), Betinho Duarte, em 10/06, na sede da União Geral dos Trabalhadores, com a finalidade de somar esforços na busca de parte da história de mineiros desaparecidos no período da ditadura militar. Anfitrião do encontro, o diretor de Comunicação da UGT-Minas recepcionou dirigentes da Central única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Nova Central sindical de Trabalhadores (NCST) e Central Sindical e Popular-Conlutas.

As entidades definiram a realização de audiência pública, marcada para o mês de agosto, na Assembleia Legislativa (ALMG) e a promoção de ato conjunto em memória das vítimas.

A COMISSÃO – Criada para subsidiar, no âmbito estadual, os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV), sobre as violações de direitos fundamentais durante a Ditadura Militar (1964-1985), a Comissão Estadual da Verdade (Covemg) foi instituída por lei promulgada pelo governador no dia 17 de julho de 2013, depois da aprovação de projeto de lei da deputada Liza Prado pela Assembleia Legislativa. Decreto governamental publicado em 21 de setembro regulamentou a lei. A Covemg terá dois anos para a conclusão dos trabalhos, a partir da instalação, prazo que pode ser prorrogado pelo ocupante do cargo de governador do Estado.

Os integrantes da Comissão poderão solicitar informações, ter acesso a dados e documentos de órgãos públicos, além de promover audiências para entrevistar pessoas que tenham informações sobre os dados investigados. A Covemg terá a prerrogativa de realizar perícias e diligências para apuração das denúncias e requisitar proteção para testemunhas que porventura sofram algum tipo de ameaça em razão de sua colaboração com os trabalhos da Comissão.

 

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)

Mais Fotos