União Geral dos Trabalhadores

Na Secretaria de Meio Ambiente da Central, um defensor da saúde e segurança pública

09 de Junho de 2014

BELO HORIZONTE/MG – A eleição de Possidônio de Oliveira para a Secretaria de Meio Ambiente da Central, no Congresso Extraordinário da UGT-Minas, realizado em 05/06, na Federação dos Metalúrgicos de Minas, é o reconhecimento ao trabalhado desenvolvido pelo Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Belo Horizonte e Região (Sinpospetro-BH), presidido pelo sindicalista, na proteção à saúde da categoria representada e também na defesa do consumidor.

A pedido do Sinpospetro-BH, o vereador Vilmo Gomes apresentou Projeto de Lei 1123/2014 à mesa da Câmara de Vereadores texto que proíbe os postos de combustível do município da Capital de abastecer os carros após o acionamento da trava automática de segurança da bomba de abastecimento. O PL 1123/2014 foi motivado pela aprovação do Projeto de Lei 0065.6/2013, sancionado pelo governador Raimundo Colombo, em 21/01, com validade no Estado de Santa Catarina.

SAÚDE - Possidônio de Oliveira esclarece que o filtro instalado na boca de entrada do tanque tem a função de absorver vapores produzidos no tanque e impedir a expansão na atmosfera. “O excesso de combustível injetado – adverte - faz com que o filtro seja inundado e perca a capacidade de filtrar o vapor, eliminando elementos de carvão danosos ao motor e poluentes para o meio ambiente”.

Estudo promovido pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) identificou como o benzeno (substância encontrada na gasolina, capaz de aumentar a octanagem) pode ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente. Quando vaporizado no ambiente, o benzeno penetra no organismo pelas vias respiratórias, ingressa na corrente sanguínea e depois se oxida no fígado. A exposição dos Frentistas à substância é maior em razão do convívio diário com gasolina, mas também uma questão ambiental e de saúde pública. A preocupação do sindicato é tal que a entidade promove campanha intitulada “O Benzeno Não é Flor que se Cheire”, levada a conhecimento dos trabalhadores nos postos de gasolina.

SEGURANÇA PÚBLICA - Um tiroteio ocorrido em um posto de combustível, na área central de Belo Horizonte, em 27/05, resultou no ferimento de um frentista - alvejado nas mãos - e de um cliente - atingido de raspão nas costas – voltou a dar luzes à questão da insegurança nos postos de combustível na Capital. Dois meliantes assaltaram lojas nas proximidades, no bairro Sion, mas foram surpreendidos por policiais, correndo em direção ao posto. O delito poderia ter causado uma tragédia, caso os tiros acertassem a bomba de combustível.

A ocorrência retoma o debate sobre o Projeto de Lei 908/2013, de autoria do vereador Vilmo Gomes, que obriga os postos de combustíveis de Belo Horizonte a operar com cofres no sistema “boca de lobo” ou similares para a guarda dos valores pagos em moeda corrente pelos serviços de abastecimento. A aprovação da medida é apoiada pelo Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Belo Horizonte e Região (Sinpospetro BH), que estabelece a guarda das chaves dos cofres em local afastado do posto e recomenda a pagamento em moeda corrente somente em valores inteiros, sem a necessidade de repasse de troco ao cliente no horário entre 22h e 6h.

 

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)

 

Mais Fotos