União Geral dos Trabalhadores

Comerciários de Contagem querem aumentar salário e melhorar condições de vida

08 de Maio de 2014

CONTAGEM/MG – Uma assembleia geral realizada, na sede do sindicato, na noite de dia 8/05, aprovou a pauta de reivindicações dos Comerciários, que destaca a valorização da classe, além do pedido de reajuste salarial.

Para renovar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2014/15, a categoria quer 16% de reajuste nos salários; auxílio alimentação e cesta básica; redução na jornada de trabalho, fim da terceirização irregular; garantia no emprego no período próximo à aposentadoria, seguro de vida e auxílio funeral, além da alteração da data-base para o mês de março, antecipando o período atual, oficializado em julho.

Os oradores acentuaram a importância de envolver o conjunto da categoria no debate sobre a proposta de avançar nas questões que modificam a relação trabalhista e visam contemplar o lado humano da negociação.

O PAPEL DE CADA UM - Ao realçar a importância do papel de cada um, Ronaldo Gualberto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista e Atacadista de Contagem (SINTRACC), defendeu a necessidade de partir para o convencimento dos colegas e também dos empresários, a quem criticou por agir de forma rígida na renovação da CCT dos Comerciários.

“É preciso demonstrar a necessidade de mudança no momento em que negociamos acordos e convenções com o patronato”, afirmou o presidente.

Fabian Schettini, secretário de Comunicação da União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-Minas), representou o deputado federal e presidente Central, Ademir Camilo, no evento. Para Schettini, os comerciários contagenses aprovaram uma pauta que projeta a vontade da categoria de melhorar as condições gerais de vida dos trabalhadores.  

 

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300) 

Mais Fotos