União Geral dos Trabalhadores

No Sitipan, a representação sindical de quem faz o pão nosso de cada dia

12 de Janeiro de 2014

BELO HORIZONTE/MG - O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação, Confeitarias, Massas Alimentícias, Biscoitos, Produtos de Cacau, Balas, Doces, Conservas Alimentícias, Carnes e Derivados, Milho, Trigo, Soja, Mandioca, Torrefação e Moagem de Café, Café Solúvel e Rações Balanceadas de Belo Horizonte e Região (Sitipan), entidade presidida por Altacyr Barros de Mello, possui uma extensa base que inclui a Capital e mais 28 cidades nos arredores da Região Metropolitana, da qual participam mais de 30 mil trabalhadores.

Fernanda Sampaio, tesoureira do sindicato, explica que o grande número de categorias englobadas na representação possuem especificidades que devem ser observadas atentamente pela diretoria do Sitipan, dentro de um trabalho de contemplação geral de cada uma. Há duas datas-base: em janeiro, o setor de panificação, que é a base principal, e novembro, os trabalhadores do segmento de Café e Ração.

Dentro de abrangência tão ampla, há uma preocupação expressa na realização de cursos, votados para a habilitação profissional. Há mais de cinco anos, entidade elaborou projeto de uma escola laboral, instalada no andar superior da sede da Rua Curitiba, 689, no Centro de Belo Horizonte, e dotada de equipamento que reproduz o ambiente da indústria panificadora, além de salas e auditório próprios para a transmissão de aulas teóricas. A ideia é desenvolver um corpo diretivo e didático que atue desde a formação de qualificação e requalificação que permita ao cursando ingressar no mercado de trabalho em condições práticas, em termos de postura, gestão administrativa ou fabril.   

“COMIDA, DIVERSÃO E ARTE” - O entendimento de que cabe à entidade sindical ir além do papel de negociar e concluir acordos e convenções coletivas de trabalho, nas quais se incluem direitos e deveres do empregado, a diretoria do Sitipan desenvolve meritório trabalho no campo cultural e de lazer, promovendo palestras e orientação também no campo da saúde. A principal atividade nesse terreno é a realização anual da festa Arraial do Sitipan, no mês de julho, já quinta edição, cujo sucesso é medido pela crescente participação da categoria e população, de sorte a ser incluído no calendário oficial da cidade. Recentemente, o sindicato patrocinou a peça “Comi Galinha e Paguei o Pato”, cujos ingressos foram franqueados para associados e familiares.  

O Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente em 8 de março, merece especial atenção da entidade, que mobiliza a diretoria no sentido de promover atividades em torno das questões de saúde e embelezamento feminino, além da tradicional distribuição de rosas no ambiente de trabalho. Mais de dois terços da categoria é composta por mulheres e que possuem – conforme esclarece Fernanda Sampaio – “uma visão mais cuidadosa do trabalho”, sem desmerecer o trabalho da parcela masculina.

Atendendo na sede, em Belo Horizonte, pelo fone:(31)3222-0814, na subsede de Betim, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, 38/201, fone (31) 3531-1731, o endereço eletrônico da entidade é www.sitipan.com.br. A delegação do Sitipan se estende ainda nos municípios de Brumadinho, Caeté, Congonhas, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itabira, itabirito, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mariana, Mateus Leme, Matozinhos, Moeda, Nova Lima, Ouro Branco, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará e Vespasiano.

 

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300) 

 

OUÇA A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA COM FERNANDA SAMPAIO EM ARQUIVOS ANEXOS Z0000220.MP3

Arquivos anexos