Cresce para o Norte a organização dos Comerciários de Belo Horizonte e Região
SANTA LUZIA/MG - A inauguração da sub-sede Santa Luzia, realizada em 18/11, expandiu para o Norte a organização do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SEC-BHRM). O município, situado a 18 km da Capital, está localizada de forma estratégica na Região Metropolitana, próxima aos aeroportos de Confins e da Pampulha e é domicílio de 213.345 habitantes (conforme apontamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – em 2013), dos quais cerca de 10% são empregados no comércio.
Entre os presentes no ato, Renata Vitalino de Melo – assessora executiva do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Luzia – apontou a existência de 3.233 registros de estabelecimentos comerciais na Junta Comercial da cidade, sendo que deles 1.562 são considerados ativos pela entidade. Na solenidade, o sindicato patronal também foi representado pelo comerciante Sebastião Thamiris, que destacou a vantagem de, a partir da abertura da sub-sede, poder realizar as homologações de rescisões contratuais na localidade, não sendo preciso o deslocamento até Belo Horizonte.
O endereço da nova casa dos Comerciários de Santa Luzia está encravado no principal ponto comercial do município, na Av. Brasília, 1687, no bairro São Benedito, e atende pelo fone (31) 3671-0671. Assim como acontece em Contagem, que concentra as lojas mais importantes no bairro Eldorado, o ponto forte do comércio em Santa Luzia não está no Centro da cidade.
EXPRESSÃO SINDICAL - A importância da sub-sede foi notada na presença da diretoria do SEC-BHRM no ato inaugural: junto ao presidente José Cloves Rodrigues outros doze diretores da entidade compareceram na cerimônia, que ainda foi prestigiada por Claudiana Silva, gerente da unidade das Lojas Pernambucanas no município.
A abrir a solenidade, José Cloves destacou que a decisão de abrir uma sub-sede na cidade cumpre compromisso assumido pela gestão cujo presidente era José Alves Paixão, atual vice-presidente do SEC-BH, mas que faz jus à expressão comercial do município. O sindicalista ainda frisou ver na medida um movimento pelo estreitamento das relações com o empresariado e o quanto a providência pode fortalecer as futuras negociações coletivas. Enaltecendo o papel da diretoria, Cloves citou nominalmente os dirigentes ali presentes, demonstrando o reconhecimento pelo papel exercido por cada um.
José Alves Paixão reforçou a fala do presidente ao afirmar a importância daquele núcleo para a organização da classe em geral, mas – especialmente – no tocante ao processo de negociação com o sindicato patronal.
Selando o importante passo, os presentes – de mãos dadas – rezaram o Pai Nossa e a Ave Maria, em louvor ao sucesso no novo empreendimento da maior entidade sindical do ramo no estado.
Representaram a diretoria e os Comerciários de Belo Horizonte e Região Metropolitana o ex-presidente Carlos Alberto da Silva (patrimônio); Everton Ferreira (secretário); João Periart (primeiro tesoureiro); Adão Bernardes (segundo tesoureiro); Gerson Ferreira Gontijo (Região Metropolitana); Júlio Augusto Gonçalves (Imprensa e Comunicação); José Ribeiro de Paula Coelho (social); Conegundes Lopes Cebbe Pacheco; Hélio Lessa; Dario Ribeiro Luzian, e José Aparecido.
BENEFÍCIOS – Somada a vantagem da homologação de rescisões de contrato – estendida a todos os empregados no comércio da cidade - os Comerciários de Santa Luzia que se associarem ao SEC-BHRM contaram com os serviços oferecidos a partir da sede (Rua dos Tupinambás, 1045 – Centro – (31) 2101-0111) do departamento médico, com atendimento em 18 especialidades; departamento odontológico moderno, com 21 dentistas; departamento jurídico, com 13 advogados; departamento de saúde mental, composto por psicólogas e fonoaudiólogas; ambulatório médico e laboratório de análises clínicas; clínica de radiologia; clínica de fisioterapia; clínica de ultrassonografia, convênio com escola de tecnologia da informática (ATPEH); convênio de desconto na matrícula e mensalidades nos colégios Abgar Renault, Pitágoras e Rui Barbosa e nas faculdades Arnaldo, Del Rey e INED.
Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)