União Geral dos Trabalhadores

Festa do Dia do Comerciário mobiliza categoria de BH e Região

28 de Outubro de 2013

SÃO JOSÉ DA LAPA/MG – O Clube Recreativo presidente Wanderlei Teixeira Fernandes, localizado no município de São José da Lapa, foi completamente tomado, no domingo, 27, pela família comerciaria de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Um número superior a três mil pessoas de todas as gerações desfrutou do dia ensolarado, com temperatura máxima de 37 graus, o que manteve as piscinas ocupadas desde as primeiras horas do dia.

A comemoração foi a primeira após a regulamentação da profissão, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em 15 de março, 81 anos após a consagração da data, em 30 de outubro de 1932, quando o decreto do então presidente Getúlio Vargas estabeleceu a carga horária de 48 horas semanais. A relevância do fato foi destacada pelo presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SEC-BHRM), José Cloves Rodrigues, que apontou o mérito que tem uma classe tão laboriosa como a comerciaria. “Lutamos para reduzir a jornada de trabalho da categoria e pela melhora nas condições salariais e de vida do trabalhador, mas entendemos o merecimento de uma festa dessa grandeza”, assinalou o sindicalista, para quem “a categoria comerciária é um gigante que faz gerar e circular a riqueza do país”. Cloves, que é dirigente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), elogiou o empenho do conjunto da diretoria, que serviu aos comerciários e dependentes ao longo do dia. “A festa também é do sindicato, o órgão de classe cuja razão de ser é a categoria”, comentou o presidente.

FINALÍSSIMA - O dia de festa ainda foi marcado pela partida final do 16º Campeonato de Futebol de Campo do SEC-BHRM, que consagrou o quadro principal das Lojas Itapuã como campeã do certame. Em partida disputada e repleta de lances emocionantes, os campeões venceram o bom time das Lojas Prodisk pelo convincente placar de 3 X 1, com direito à cobrança de penalidade máxima na trave no último lance do jogo, desperdiçada pelos vice-campeões. A superioridade dos vencedores foi notada na conquista do titulo e nos destaques do goleador Alan – que assinalou nove vezes – e do goleiro Fábio – o “Ratinho” – vazado somente em sete oportunidades. O troféu disciplina, entregue à equipe menos penalizada no campeonato, foi parar nas mãos da equipe da Itapuã-B. O troféu “Garra e Coragem”, que reconhece os bons exemplos apresentados na competição, foi concedido ao atleta Valdecir, das Lojas Ricardo Eletro, pela intensidade da participação do competidor.  

O Futebol Amador de Minas Gerais promove as duas maiores competições do gênero no Brasil, as copas Itatiaia e Centenário. Entre diversos nomes revelados nos campos da várzea, jogadores de expressão mundial como o ponteiro esquerdo Eder Aleixo; Nelinho – conhecido como “Patada Atômica” - o meio-campista Toninho Cerezzo, e o atacante Joãozinho. 

PRÊMIOS PARA OS HOMENAGEADOS – O SEC-BHRM sorteou dezenas de prêmios para os associados da entidade, aqueles trabalhadores que demonstram consciência de classe e entendem o valor do associativismo. Foram premiados sócios que receberam um cupom com o número da matrícula no quadro social do sindicato e que levaram para casa uma televisão de32 polegadas; um fogão de quatro bocas; seis estadias para a Colônia de Férias do SEC-BHRM, em Jacaraípe, no Espírito Santo; 13 vales de compra no valor de R$ 200,00 e 50 conjuntos contendo ferros elétricos, assadeiras, chuveiros, batedeiras, liquidificadores, panelas elétricas, relógios, sandálias, brinquedos e diversos itens. As crianças foram contempladas por conjuntos em que estavam salgados e biscoitos empacotados, além de bebida achocolatada.

SESSÃO SOLENE – Na data em que é comemorado, oficialmente em todo o Brasil, o Dia do Comerciário – 30 de Outubro – a Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) e a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários, promove sessão solene foi marcada para as 11h, no plenário principal da Câmara Federal. O presidente da CTASP, deputado Roberto Santiago, espera contar com a presença de toda a Diretoria da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários e dos parlamentares que assinaram a lista de apoio para a constituição da frente em março deste ano. São 178 deputados e 22 senadores que disseram sim para a formalização desta que é a maior frente parlamentar já constituída no Congresso Nacional. Santiago justifica o tributo aos Comerciários devido à condição de maior categoria profissional do país, hoje integrada por mais de 16,5 milhões de trabalhadores, dos quais cerca de 12 milhões representados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, a CNTC.

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)