União Geral dos Trabalhadores

Ademir Camilo defende Contribuição Negocial em Encontro Nacional de Metalúrgicos da UGT

27 de Setembro de 2013

BELO HORIZONTE/MG - O Mestre em Educação Erledes Elias da Silveira, que palestrava no I Encontro Nacional de Sindicatos de Metalúrgicos da UGT - realizado no auditório José Raimundo Saraiva da Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais, dias 26 e 27 de setembro – abriu espaço para que o deputado federal e presidente da UGT-Minas, Ademir Camilo, fizesse breve pronunciamento para os participantes do evento.

Depois de saudar os metalúrgicos e a organização do encontro, o líder ugetista voltou a defender o estabelecimento da contribuição negocial, apontada pelo movimento sindical como alternativa para o imposto sindical e demais taxas arrecadadas junto aos trabalhadores. O tributo é uma prerrogativa dos sindicatos de trabalhadores prevista no artigo 513 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), cujo valor deve ser definido em assembleia geral das categorias. Conforme argumentou, Camilo acha justa a instituição da contribuição que poderá ser a principal fonte de sustentação da maioria das entidades sindicais, uma vez que as mensalidades são pagas somente pelos sindicalizados.

Na ocasião, Ademir Camilo estava em companhia deputado estadual Carlos Henrique, de quem cobrou posição pública sobre a aprovação de um piso salarial estadual. O sindicalista insistiu na tese de que o segundo estado em desempenho econômico do Brasil ainda não possua esse instrumento que promove distribuição de renda, eleva o padrão salarial da classe trabalhadora e induz o crescimento regional.

Prontamente, o representante da Assembleia Legislativa mineira foi enfático em afirmar que concorda com a proposição e será uma das vozes em favor da aprovação, sendo muito aplaudido pelos presentes.   

 

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)

Mais Fotos