União Geral dos Trabalhadores

9º Congresso Mineiro de Secretariado mobiliza categoria e especialistas

13 de Agosto de 2013

BELO HORIZONTE/MG - Com o tema “Coaching, Comunicação e Conhecimento: Diferenciais Indispensáveis ao Profissional de Secretariado”, o Sindicato das Secretárias e Secretários de Minas Gerais (Sindsemg), promoverá o 9º Congresso Mineiro de Secretariado, dias 3 a 5 de outubro, na Associação Médica de Minas Gerais (Av. João Pinheiro, 161 – Centro – Belo Horizonte). A importância do evento pode ser notada na montagem da programação, da qual participam especialistas nacionais e estrangeiros.

Apesar de a profissão de secretário ser uma das mais antigas do mundo, uma vez que é originária dos antigos escribas, somente em 1985 ela foi regulamentada a partir de publicação da Lei 7.377, em 30/09/85, pelo Presidente José Sarney. Ao passar a ser profissão e deixar de ser uma função, o secretariado somente pode ser exercido com a obtenção do registro profissional que é adquirido com a conclusão de curso Técnico em Secretariado, curso de Tecnólogo, ou Curso de Graduação de Secretariado Executivo.

PROFISSÃO MULTIFUNCIONAL - A Superintendência Regional de Trabalho e Emprego – SRTE/MG é responsável pela emissão do registro profissional do secretário e é o órgão que fiscaliza as organizações, verificando o cumprimento da lei por parte das mesmas em relação ao profissional de secretariado, moralizando assim a profissão. Em de Minas Gerais, existem mais de 45 mil profissionais desenvolvendo as atribuições do secretariado, que é uma profissão de caráter multifuncional, pois possibilitar a atuação em todos os segmentos de mercado.

A diretoria do Sindsemg é composta por profissionais com formação específica na área e com experiência no mercado de trabalho. A gestão 2012/2017 é presidida por Berenice Nogueira Soares, que tem como vice-presidenteVictor Felipe Alves

PROGRAMAÇÃO DO 9º CONGRESSO

03 de outubro

19h - Solenidade de abertura

19h30mim - Palestra “Competências do Futuro ”Faça o seu Trabalho Fluir”, com Louis Burlamaqui, administrador e especialista em Psicologia e Energia do Psiquismo. Nos últimos 24 anos, treinou mais de 25 mil profissionais no Brasil, México, Argentina, Colômbia e Estados Unidos.

21h - Show com a cantora Paula Sete

04 de outubro

8h30min - Palestra “A Influência da Cultura e Costumes Estrangeiros no Aprendizado da Língua Inglesa”, com Cleide Silva, graduada em Ciência da Computação pela UFMG, com especialização em ensino e certificados na Universidade de Cambridge, em Business English.

10h30min - Palestra “O Coaching Corporativo Atuando na Performance  do Profissional de Secretariado“, com Silvia Angélica, Master Business and Executive Coach, com certificação Internacional por diversas instituições internacionais, e Juscilene Freitas, Master, Business and Executive Coach, com certificação na Global Coaching Comnunity (GCC); ECA European Coaching Asssociation; Internacional Association of Coaching Institutes (ICI); Metaforum Internacional; Internacional Association of Coaching (IAC) e Internacional Coaching Council (ICC). Graduada em Gestão de Recursos Humanos pelo Pitágoras; Pós-graduada em Gestão de Pessoas e Coaching pelo IBC.

13h30 - Momento cultural “Atividade criadora para a inovação“, Madson Trindade, capacitado em Comunicação Social e palestrante motivacional desde 2006.

14h30min - Palestra “A visão de um Executivo sobre a Atuação e Competências do Profissional de Secretariado nas Organizações”, com Afonso Maria Rocha, administrador de empresas, com mestrado em Administração e pós-graduação em Marketing.

16h30min - Palestra “Metas e o Nosso Poder de Transformação”, com Tommy Nelson, professor norte-americano, coach, conferencista e escritor, pesquisador e missionário.

05 de outubro

8h15min - Palestra “Marketing Pessoal nas Redes Digitais para Profissionais de Secretariado”, com Tiago Aroeira, Mestre em Administração Estratégica pela UFMG, graduado em Gestão de Comunicação pela PUC Minas e consultor do Sebrae e CDL.

10h - Palestra “Superação e Inovação: Marcas do Profissional de Secretariado”, com Moacir Rauber, Mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Minho (Braga/Portugal) em Engenharia de Produção pela UFSC.

 

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)