União Geral dos Trabalhadores

Em noite de brilho, Contagem condecora diretores da UGT como “Cidadãos Honorários”

27 de Maio de 2013

BELO HORIZONTE/MG – “O reconhecimento pela prestação de serviços relevantes e inestimáveis à cidade de Contagem” fez de Geraldo Anatólio, presidente do Sintral, e Fernanda Sampaio, diretora financeira do Sitipan, cidadãos honorários da cidade. A solenidade de outorga do título teve lugar no Plenário José Custódio da Câmara Municipal de Contagem, na noite de 24 de maio e mobilizou personalidades dos meios político e sindical, com destaque para o presidente da União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais, deputado federal Ademir Camilo.

Proponente da homenagem, por meio das resoluções 009/2012 e 004/2013, o vereador Alex Chiodi justificou a deferência em razão do trabalho realizado pelos sindicalistas, “que lutam e enobrecem o município” – afirmou. Ele ressaltou que as duas categorias representadas pelos agraciados – os trabalhadores em locação e de panificadores – somam mais de 10 mil pessoas, somente em Contagem. Chiodi apresentou um breve histórico do movimento sindical brasileiro e demonstrou que a aprovação das comendas para os titulados expressa o respeito e apoio do Legislativo contagense à causa sindical, reafirmando o valor dos trabalhadores para o crescimento da segunda cidade de Minas em importância econômica.

RESPONSABILIDADE – Coube às diretorias do Sintral-MG e do Sitipan a representação do grande número de dirigentes sindicais presentes no auditório.  Ao ocupar a tribuna, o deputado sindicalista disse que a concessão do que chamou de “alta honraria” confere investidura, mas cobra maior responsabilidade dos agraciados com a cidade que os acolheu. “Será preciso aprender a cantar o hino municipal e dedicar mais atenção à Contagem”, disse. Camilo lembrou o momento em que a UGT, juntamente com outras centrais sindicais, propuseram ao prefeito Carlin Moura que promovessem em Contagem a festa do Dia 1 de Maio, cujo sucesso se igualou ao evento da UGT em Belo Horizonte, ao mobilizar mais de 20 mil pessoas no bairro Ressaca. O deputado aproveitou para lançar a idéia da realização de um dia inteiro dedicado à reflexão e entretenimento na realização do evento no próximo ano.

José Alves Paixão, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região (SEC-BH), considerou justa a homenagem aos dois sindicalistas, por reconhecer o intenso trabalho desenvolvido por ambos, apontando a seriedade e competência como marca na atuação sindical dos agraciados. Para ele, a oferta da comenda a Geraldo Anatólio e Fernanda Sampaio “foi um gesto de lucidez do vereador Alex Chiodi. Segundo falou, a titulação resgata a dignidade do sindicalismo e preserva a figura o dirigente sindical, palavras compartilhadas por Gerson Cezário – o conhecido Gersão – presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros de Contagem.

Abelardo do PT, presidente da Câmara de Vereadores de Joaima, município do norte de Minas Gerais, foi além do âmbito da solenidade ao classificar o ato como mais uma oportunidade para que a classe trabalhadora reafirme suas posições. “Quando defendemos a aprovação pelo Congresso Nacional da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o reconhecimento feito pelos vereadores de Contagem, em nome da coletividade, ajuda a difundir tais bandeiras e reforça a importância do movimento sindical para o desenvolvimento das cidades”, destacou.

O MILITANTE DA REDEMOCRATIZAÇÃO – Primeiro dos agraciados a ocupar a tribuna, Geraldo Anatólio falou de improviso e declarou o esforço que faria para conter a emoção. “Geraldão” – como também é conhecido – fez ver a condição incipiente da organização da classe em nível nacional, assinalando a presença de Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Locadoras de Bens Móveis e de Assistência Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Sintalocas), Luiz Henrique de Oliveira Pimentel, que veio especialmente da Capital fluminense para prestigiar o evento.

O homenageado citou o nome de lideranças expressivas ao longo de sua carreira profissional, quase toda estruturada na cidade. Os 34 anos de atuação do presidente do Sintral-MG em Contagem começaram em 1980, no setor de expedição da Transportadora Caramuru; passando pela Central de Abastecimento (Ceasa), até a criação, em 1987, da Associação dos Empregados no Comércio de Contagem, embrião do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista e Atacadista de Contagem (Sintracc), fundado no ano seguinte e do qual foi primeiro o presidente, fato que justificou a presença de Ronaldo Gualberto, atual presidente da entidade e personagem marcante na trajetória do agraciado.

A caminhada de Geraldão nos movimentos social e sindical teve um de seus pontos altos na luta pela redemocratização do Brasil, nos chamados “Anos de Chumbo”, o que fez dele um militante reconhecido nacionalmente. No começo de 2008, Geraldão se empregou na Arizona Sinucas, em Contagem, e percebeu a necessidade de organizar os trabalhadores em locação, dando início ao processo que culminaria com a fundação do Sintral-MG, em 20 de novembro do mesmo ano.

Agradecendo ao vereador Chiodi, a familiares e amigos, Geraldão destacou as presenças do deputado Ademir Camilo e do representante do sindicato patronal, que se somaram ao grande número de lideranças e personalidades que compareceram à solenidade.

SINDICALISTA DE ALTO NÍVEL - Dizendo que “somente as almas nobres sabem ser ternas e agradecidas”, Fernanda Sampaio disse ver no título a ela conferido “mais generosidade do que mérito”. A sindicalista - que é graduada em Administração, com habilitação em Marketing, nas Faculdades Arnaldo Janssen, e pós-graduada, com especialização em Gestão Empresarial, na Fundação Getúlio Vargas - declarou ter renovado o ânimo para seguir lutando por mais dignidade e qualidade de vida para os trabalhadores. Ao se reportar ao presente da UGT-Minas, Ademir Camilo, e ao presidente do Sitipan, Altacy Barros Mello, a mais nova Cidadã Honorária de Contagem dedicou o título à categoria profissional à qual se dedica diariamente, ”trabalhando com amor” – conforme disse - fato que a torna gratificada com o reconhecimento.

A solidez da carreira de Fernanda Sampaio pode ser notada no preparo técnico da sindicalista, que já no ano 2000 participava da workshop “Negociação Coletiva”, promovida pela Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em 2010, ela integrou a 16ª Sessão da Conferência das Partes (COP 16), no Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), em Cancun/México, e – no ano de 2012 - fez parte do curso  sobre Relações de Emprego e Economia Informal, organizado pelo Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Turim/Itália.

A diplomação de Fernanda Sampaio e Geraldo Anatólio foi adequadamente definida nas palavras do deputado federal Ademir Camilo, que a classificou de justa devido ao mérito de ambos.

 

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)