Um dia para lembrar o trabalhador em locação
BELO HORIZONTE/MG - O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Locação do Estado de Minas Gerais – Sintral-MG – está sugerindo que o Dia do Trabalhador em Locação seja comemorado anualmente em 13 de julho. Nessa data, no ano de 2010, a entidade recebia a Carta Sindical, documento em que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) reconhece oficialmente o sindicato como representante legal da classe e a abrangência da base territorial. A opção pelo dia se deve ao fato de o Sintral-MG ter sido fundado no ano de 2008, em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, data dedicada à lembrança de Zumbi dos Palmares, capturado e morto, em 1695, no quilombo localizado na então Capitania de Pernambuco, região onde hoje está situado o estado de Alagoas, e cuja população na época alcançava por volta de trinta mil pessoas.
A idéia é colher um grande número de assinaturas e transformar o plebiscito em um projeto de lei que oficialize a data, conforme esclarece o presidente da entidade, Geraldo Anatólio (foto). Mesmo jovem, o sindicato celebra. O sindicato está empenhado na realização da tarefa colher o voto dos cerca de 30 mil trabalhadores espalhados em mais de oito mil empresas. O trabalhador pode votar pela internet, através do site www.sintral.com.br e aproveitar para saber mais sobre o seu sindicato de classe, uma entidade que passa o ano em campanha salarial, com datas-base em julho, setembro (máquinas e equipamentos) e dezembro (categoria em geral). A identidade do Sintral com a categoria foi formalizada em 2010, ano da primeira convenção. Desde então, funcionários em locação de veículos, máquinas, equipamentos, ferramentas e o amplo segmento da área de entretenimento.
O DESAFIO DO PISO SALARIAL – A necessidade da fixação de um piso salarial é partilhada entre os sindicatos profissional e patronal, que atuam no sentido de obter dados concretos sobre a faixa salarial praticada e, a partir da medida, estabelecer o piso em convenção coletiva de trabalho.
Em 2012, o Sintral assegurou o direito à cesta básica no vna convalor de R$ 83,00 e um mês a mais na licença maternidade, que é fixado em 120 dias, a partir do nascimento do filho da trabalhadora. A cláusula beneficiou especialmente as mulheres, que são maioria na classe.
Em nível superior, o Sintral é filiado à Federação dos Empregados no Comércio e Congêneres de Minas Gerais (Fecoemg) e à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), uma ligação que ajuda a entender o perfil da categoria, que atua na venda de serviços. Uma curiosidade: a categoria comerciária, uma das mais antigas do mundo e que é formada por 12 milhões de trabalhadores, foi reconhecida como categoria somente no dia 13 de março de 2013, quase três anos depois da conquista da carta sindical do Sintral.
CURIOSIDADES MARCAM O 13 DE JULHO - A data proposta pelo sindicato para ser o Dia do Trabalhador em Locação é cercado de importância. É lembrada como o Dia Internacional do Rock, a partir de 1985, quando foi montado o palco de memorável festival Live-Aid ("Ajuda ao Vivo"), para arrecadar donativos e aplicar no combate à fome na Etiópia, um dos países mais pobres da África.
O evento foi iniciativa do músico irlandês Bob Geldof, integrante da banda Boomtown Rats, que ficou chocado ao ver o documentário Fome na Etiópia, em que os famintos não tinham forças nem para espantar, do próprio corpo, as moscas que os rodeavam.
O festival contou com a participação de artistas renomados como Mick Jagger, Tina Turner, Madonna, David Bowie, Sting, Phil Collings, Eric Clapton, Elton John, Paul McCartney, Jimmy Page, Robert Plant, além das bandas U2, Ozzy Osbourne e The Who, entre outros.
Os shows aconteceram simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. Cerca de 170 mil pessoas participaram da maratona musical – 70 mil na Inglaterra e 100 mil nos Estados Unidos, enquanto 1,5 bilhão de pessoas assistiam tudo pela TV.
No âmbito nacional, 13 de julho também é o Dia da Música e do Cantor Sertanejo, provavelmente em homenagem ao escritor, compositor, conferencista, jornalista, contador de causos, folclorista e poeta Cornélio Pires, nascido em Tietê, São Paulo, em 1884, que dedicou uma vida inteira à compilação e à divulgação da cultura sertaneja, através de livros, discos, filmes, conferências, artigos de jornais e composições musicais. Com um inestimável trabalho, foi o maior propagandista da chamada “música caipira”, inicialmente em discos, com selo próprio, e depois através das rádios AM de São Paulo. A dupla Tonico e Tinoco deve muito a ele, que abriu o caminho depois trilhado por inúmeras duplas e trios sertanejos de tão boa qualidade.
Ainda no Brasil, o dia 13 de julho é a data em que, 1990, era instituido o Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio da Lei número 8069/90. Coincidências à parte, o dia será sempre lembrado como uma data nobre.
Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)