União Geral dos Trabalhadores

UGT reúne mais de 20 mil pessoas na festa do Dia 1º de Maio, em BH

07 de Maio de 2013
por: Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)

BELO HORIZONTE/MG - Um ato-show de grandes proporções marcou a primeira festa do Dia 1º de Maio da UGT, realizado na data mundial dos trabalhadores, em Venda Nova, região Norte de Belo Horizonte. A movimentação começou já nas primeiras horas da manhã e mobilizou número superior a 20 mil pessoas, conforme o comando da Polícia Militar.

Durante todo o dia, entre as falas resgatando a importância da data, foram sorteadas 10 motocicletas e um automóvel da marca Gol. Ao redor da área ocupada pela multidão foram instaladas bancas que serviam comida e bebida e outras que comercializavam produtos diversos, próximo ao local em que foram instalados os banheiros químicos.

O público, formado por pessoas de todas as idades, cantou e dançou ao embalo dos grupos Mania de Toalha, de axé,  Tykerê e Zé da Guiomar, de samba, além das duplas sertanejas Darlan & Guilherme, Marcelo Silva e Ryan, Dom & Juan, o cantor de louvor e deputado federal Eros Biondini e a Banda Ekletinia.

MUITA PAZ E ALEGRIA - Para Ademir Camilo, deputado federal e presidente da UGT mineira, o sucesso da mobilização deve ser creditado ao empenho das entidades filiadas, “o que demonstra a responsabilidade dos dirigentes sindicais no dia em que o mundo reconhece o valor dos trabalhadores para o planeta”, disse. Camilo destacou a coragem dos sindicalistas que foram às ruas convidar os membros das categorias que representam e que revela o comprometimento dessas lideranças com o país e com Minas Gerais, citando a boa receptividade que a UGT e ele próprio tiveram da comunidade.

O deputado sindicalista ressaltou o fato de as pessoas terem assimilado o caráter do evento, também marcado por críticas aos governos estadual e federal. Ademir Camilo destacou o clima pacífico da festa, de sorte que não foram registradas prisões ou brigas, o que é comum a eventos dessa magnitude. Elogiando o engajamento da diretoria da Central, o presidente apontou o crescimento que dobrou a representatividade da UGT mineira e contribuiu para o aumento da investidura em nível nacional.  

 

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)