União Geral dos Trabalhadores

PARANÁ ABRE A SÉRIE DE CURSOS DA ANPT; EM MINAS GERAIS SERÁ EM OUTUBRO.

19 de Agosto de 2025

Teve início na manhã desta terça-feira, 19.8.25, em Curitiba (PR), o curso “Julgados do STF e inovações legislativas: Implicações sindicais”, promovido pela Escola da Associação Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho ANPT (PR).

O evento acontece no auditório da Fundação do Asseio e Conservação do Paraná (Facop) e conta com a participação do presidente do Sindeac, Fethemg e UGT-MG, Paulo Roberto da Silva. O dirigente, inclusive, usa camisa em homenagem ao gari Laudemir de Souza Fernandes, covardemente assassinado no dia 11 de agosto, no bairro Vista Alegre, em Belo Horizonte.

SOBRE O CURSO

O curso é voltado para a atualização jurídica de dirigentes e advogados e tem como foco as atuais alterações jurisprudenciais vinculantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e as inovações da legislação trabalhista com aplicação prática no cotidiano das atividades sindicais.

Com duração de um dia e meio, reúne cerca de 100 participantes e conta com aulas ministradas pela presidenta da ANPT, Adriana Augusta de Moura Souza, que também é diretora-geral da Escola; pelo procurador regional do Trabalho, Alberto Emiliano de Oliveira Neto; e pela subprocuradora-geral do Trabalho, Ileana Neiva Mousinho.

As aulas são organizadas em três eixos principais e abordam temas como a terceirização, pejotização e outras formas de contratação de trabalhadores, os impactos da jurisprudência no enquadramento sindical, jornada de trabalho, custeio sindical, negociação coletiva, além das repercussões práticas de julgados como os Temas 725, 1291, 1389 e 1118 do STF.

PRÓXIMAS TURMAS

Rio de Janeiro: 9 a 11/9/2025

Belo Horizonte: 7 a 9/10/2025

São Paulo: 28 a 30/10/2025

O curso, organizado e coordenado pela ANPT, tem o apoio das entidades CONASCON, FENASCON, FETHERJ, FETHEMG, FEACONSPAR, FEMACO-SP