União Geral dos Trabalhadores

REUNIÃO NA SRTE DISCUTE REALIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE TRABALHO

15 de Agosto de 2025

O presidente da UGT-MG, Paulo Roberto da Silva, participou na manhã dessa quinta-feira, 14.8.25, de reunião tripartite na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE,em Belo Horizonte, coordenada pelo superintendente Carlos Calazas.

Com a presença de representantes dos trabalhadores (por meio das centrais sindicais), do empresariado e do poder público, a reunião teve como objetivo discutir a organização da Conferência Estadual do Trabalho em Minas Gerais, a se realizar em novembro, preparatória para a II Conferência Nacional, agendada para março de 2026, em São Paulo/SP.

Pelo calendário elaborado pelo Ministério do Trabalho, o evento em Minas deverá ocorrer entre os dias 17 e 21 de novembro, em data ainda a ser definida dentro desse período.

Para ampliar as discussões e a participação, Carlos Calazans sugeriu também a realização de conferências livres regionais nas seguintes regiões: Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Mucuri, Centro-Oeste, Rio Doce, Vale do Aço, Zona da Mata e Grande BH.

Essas conferências regionais livres poderão indicar observadores para a Conferência Estadual. A ideia é de sejam realizadas no mês de outubro e início de novembro.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Foi constituída uma comissão organizadora para definir datas, locais, formas de participação e outros detalhes de todos esses eventos e dar os encaminhamentos necessários. A UGT-MG integra essa comissão e a primeira reunião já foi agendada para a próxima quarta-feira, 20 de agosto, na SRTE.

SOBRE A II CONFERÊNCIA NACIONAL

A II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT) foi convocada pelo Ministério do Trabalho em 30 de junho deste ano, por meio da Portaria nº 1.110. O objetivo é debater e formular políticas públicas para a promoção do emprego e trabalho decente, diante das transformações do mundo do trabalho.

Serão realizadas etapas regionais em todo o país, entre os dias 15 de setembro e 12 de dezembro. O primeiro a realizar a etapa regional será o estado do Acre.

A II CNT terá dois eixos temáticos: 1) as transformações do mundo do trabalho diante das transições tecnológicas, digital, ecológica/ambiental e demográfica; 2) as políticas públicas para a promoção do emprego e trabalho decente.

Mais Fotos