Mobilização pela Lei Orgânica
Na manhã desta segunda-feira, 25/02, policiais civis e dirigentes sindicais da Polícia Civil interditaram temporariamente a Linha Verde em frente à Cidade Administrativa e Palácio do governo reivindicando a aprovação do projeto de Lei Orgânica da PCMG em cumprimento a acordo de greve 2011, quando a categoria atendeu ao apelo do governo pela suspensão da greve sob a compensação de atendimento as reivindicações da classe, em um projeto de lei orgânica elaborado com a participação das entidades de classe.
De acordo com o Sindicato dos Servidores da Polícia do Estado de Minas Gerais (Sindpol-MG), que é filiado à UGT, os policiais protestam contra o tratamento que recebem do governo do estado, que seria diferenciado em relação à Polícia Militar que, segundo o sindicato, é melhor atendida em suas reivindicações. Os trabalhadores também prometem manifestações deste tipo para as próximas semanas, sem horário previsto, enquanto não forem atendidos pelo estado.
O projeto foi elaborado, mas o governo se esquiva de aprova-lo, descumprindo o acordo. A situação se agrava, ao passo que é nítido e sensível o estado de sucateamento e escassez da instituição Polícia Civil. Enquanto concursos e investimentos são aprovados e autorizados para outras instituições como, por exemplo, Ministério Público, Polícia Militar e Suap, dentre outros.
A direção do SINDPOL/MG informa que os policiais estão indignados com a demora e “enrolação” referente ao projeto, motivo pelo qual não pode esperar mais; não haverá mais trégua ou tolerância e as mobilizações por uma greve geral e movimentos estratégico de rua vão se espalhar por todo o estado.
A manifestação de policiais civis deixou o trânsito complicado para os motoristas que seguiam em direção ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira.
Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), os manifestantes chegaram a fechar totalmente as pistas no sentido aeroporto. O protesto durou cerca de 20 minutos, o suficiente para deixar o trânsito congestionado.