União Geral dos Trabalhadores

UGT-MG PRESENTE NO ENCONTRO NACIONAL DOS COMERCIÁRIOS

26 de Agosto de 2024

Mais de 400 delegações de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal participaram em Foz do Iguaçu-PR, de 22 a 24 de agosto de 2024, do Encontro Nacional dos Comerciários e Comerciárias. Dirigentes da UGT-MG e de entidades filiadas marcaram presença no evento. O Encontro discutiu os desafios do setor comerciário e temas como e-commerce, os impactos das novas tecnologias nos postos de trabalho, os desafios dos fast-food, o trabalho aos domingos, financiamento sindical, práticas sustentáveis, saúde e segurança no trabalho, dentre outros.

Abertura

A mesa de abertura contou com a presença de figuras importantes como Ricardo Patah, presidente nacional da UGT; Darci Piana, vice-governador do estado do Paraná; Chico Pinheiro, prefeito de Foz do Iguaçu; Regina Cruz, superintendente regional do Ministério Público do Trabalho; Dr. Pedro Bastos, representando o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, dentre outros. O presidente da UGT-MG, Paulo Roberto da Silva, compôs a mesa de abertura, representando todas as UGTs Estaduais.

Juventude x movimento sindical

Em sua fala Ricardo Patah agradeceu a presença das caravanas de todo o Brasil e ressaltou os desafios enfrentados pelo movimento sindical nos dias atuais e a importância da realização de eventos como esse para encontrar novos caminhos e formas de atuação.

Também disse que o movimento sindical está envelhecido e chamou a atenção para a necessidade de ampliar a participação da juventude. “Precisamos ter a capacidade de nos comunicar e trazer essa juventude para o movimento sindical”, declarou.

Potencial turístico

O presidente da UGT-MG, Paulo Roberto da Silva, afirmou que as novas tecnologias, a inteligência artificial são um caminho sem volta e é preciso que o movimento sindical se atualize e busque alternativas para manter a empregabilidade.

Ressaltou, ainda, a importância do turismo como grande alavancador de postos de trabalho e geração de renda. O Brasil, de dimensões continentais, ainda tem muito o que avançar nesta área. O país recebe anualmente cerca de 7 milhões de turistas, enquanto Portugal, infinitamente menor, acolheu, no ano passado, mais de 23 milhões de turistas.

Vendas on-line x vendas físicas

Uma das palestras mais concorridas foi ministrada por Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza e uma das empresárias mais bem-sucedidas do Brasil. Ela enfatizou que as práticas tradicionais já não têm espaço no mercado atual. O mundo mudou e é preciso adaptar às mudanças. “Não dá mais para fazer uma loja como antigamente, com cartaz de promoção”.

uiza abordou diversos temas essenciais para o sucesso no mercado moderno, como a necessidade de coragem, comprometimento, visão global, criatividade, e a busca por soluções em vez de culpados. Ela introduziu o conceito de "capacidade fuçativa", destacando a importância da curiosidade e do desejo de aprender, mesmo que através da tentativa e erro.

Hoje, com 1.400 lojas no Brasil, a empresa integra o físico e o digital, permitindo que o consumidor faça compras online e retire nas lojas físicas em até duas horas, um processo totalmente suportado por inteligência artificial.

Carta de Foz do Iguaçu

Ao final do encontro, o diretor ugetista e presidente do Sineepres/PR, Paulo Rossi, leu a “Carta de Foz do Iguaçu”, documento elaborado com as resoluções e conclusão dos debates. Nela foi assumido o compromisso de “promover o conhecimento e a compreensão da chegada das novas tecnologias, tornando os trabalhadores aptos a atuar no novo mundo do trabalho”.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A CARTA DE FOZ DO IGUAÇU