União Geral dos Trabalhadores

CAMPANHA EDUCATIVA NO CARNAVAL DE MINAS

14 de Fevereiro de 2013 às 10:50
por: Rogério Reis

Carnaval consciente! UGT, SINTRACC, e Conexão Cidadã distribuem mais de 25 mil kits com preservativos e folhetos informativos   aos foliões de BH e região metropolitana.

 

A União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais, o Sindicato dos comerciários  de Contagem,  e a ONG Conexão Cidadã uniram o útil ao agradável neste carnaval, ao realizarem, no sábado e domingo 8 e 9 de fevereiro, a campanha “Carnaval Alegria e Folia SIM! DST’s/AIDS NÃO”.

 

O objetivo foi sensibilizar o público e foliões sobre os riscos da folia sem responsabilidade. Além da capital mineira, Belo Horizonte, as cidades da região metropolitana, Contagem e Santa Luzia, e outras, receberam o animado “Bloco do Batata”, que  acompanhado de banda de música, bateria show, passistas e colaboradores, percorreram praças, ruas e avenidas orientando a respeito de doenças sexualmente transmissíveis e distribuíam kits com preservativos masculinos e panfletos educativos sobre as principais medidas de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais.

 

As atividades foram desenvolvidas por mais de 100 pessoas, entre sindicalistas, jornalistas, líderes comunitários, comerciários, enfermeiros e agentes de saúde. Além dos eventos de rua, como feiras, ensaios, festas, blocos, bandas e desfiles, as equipes atuaram em locais públicos e de  grande circulação de pessoas.

 

A campanha teve apoio unanime da população, destacando o centro de Belo Horizonte, o Bairro Eldorado no entrocamento das avenidas João Cézar de Oliveira e José Faria da Rocha em Contagem, onde também aconteceu apresentações artísticas. Já em Santa Luzia, a população além de receber a campanha educativa também ajudou a distribuir os kits. Na cidade de Santa Luiza o destaque foi na pracinha da Savassi, no bairro Palmital, que contou com o apoio do vereador João Binga, onde o parlamentar também distribuiu o material  aprovaram a iniciativa com uma bela recepção da campanha.

 

Um dos organizadores do evento, Ronaldo Gualberto, Presidente do sindicato dos comerciários de Contagem, destacou que a categoria comerciária tem facilidade com o público, e que a iniciativa alerta as pessoas nesse período, onde há uma maior incidência de casos de DST”s, contaminação do vírus HIV e gravidez indesejável. “O trabalhador comerciário é um dos intercâmbios entre sociedade e campanhas sociais como essa, então aproveitamos nossa facilidade e credibilidade com o público, para conscientizar sobre os riscos e consequências do sexo degenerado. Cumprimos nossa meta: distribuímos mais de 25 mil kits e informamos uma média de 50 mil pessoas”, disse.

 

Fabian Schettini, secretário de comunicação da UGT/MG, pontuou com um alerta: nesta época, a vulnerabilidade tende a aumentar. “A UGT/MG se destaca mais uma vez, por estarmos nas ruas informando e trabalhando para um mundo melhor, contra a incidência de doenças e desperdício da vida humana. É preciso reforçar que o uso do preservativo deve ser um hábito contínuo, principalmente no carnaval”. Também foi encaminhado para os sindicatos filiados a UGT vários kits para serem  distribuídos  em clubes sociais.

 

Já o presidente da organização Conexão Cidadã, Wilton Berto (Batata), destacou que o trabalho é estratégico: “além desta ação sazonal, durante o carnaval, nossa meta é manter informando as pessoas sobre comportamentos de risco. A prevenção é o melhor remédio. Reforçamos que o uso de preservativo deve ser responsável e uma questão de virtude”, disse.