União Geral dos Trabalhadores

SEMINÁRIO REALIZADO EM PARCERIA ENTRE A UGT-MG E MPT-MG MOBILIZA LIDERANÇAS SINDICAIS

27 de Marco de 2023

Dando sequência ao seu 5º Congresso Ordinário, na manhã do dia 23/03/2023, a UGT-MG, em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG) realizou o seminário “Condutas antissindicais, fortalecimento e custeio do sistema sindical e a 4ª Revolução Industrial”.

O seminário foi realizado no auditório do MPT-MG, sendo bastante prestigiado pelas lideranças de entidades filiadas e por convidados do meio sindical de Minas e de outras regiões do país, além de instituições ligadas á justiça do trabalho e sindicatos patronais, dentre outros.

A mesa de abertura contou com a presença do 1º vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3), desembargador César Pereira da Silva Machado Júnior; do procurador-chefe do MPT-MG; Arlélio de Carvalho Lage; da assessora do TRT-3, Munira Freitas Bejani Marques; do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah; e do presidente da UGT-MG, Paulo Roberto da Silva.

Presentes no auditório o Secretário de Economia Solidária da UGT-PR, Paulo Rossi; o secretário de Finanças da UGT Nacional e presidente da CONASCON, José Moacyr Malvino Pereira; os presidentes da UGT-ES, Juscelino Brsesky dos Santos; e da UGT-SC, Waldemar Schulz Junior.

O seminário foi prestigiado, ainda, pelo presidente da Força Sindical Minas, Vandeir Messias; pelo secretário-geral da CTB Minas, Gelson Alves; e pelos presidentes do SEAC-MG; Renato Fortuna Campos; do SINDICON-MG, Carlos Eduardo Alves de Queiroz; e do SINDILURB, Mauricio Sigaud Ferreira, dentre outros convidados.

“Tivemos palestras muito importantes e precisamos repetir eventos como esse mais vezes. O movimento sindical tem que atuar de forma mais efetiva; o trabalhador espera isso de nós. Há uma reforma sindical para ser feita de precisamos negociar e dialogar para que nossos interesses sejam contemplados”, declarou o presidente da UGT-MG, Paulo Roberto da Silva,

Palestras
A programação foi aberta com a palestra sobre a “4ª Revolução Industrial”, proferida pelo presidente do Conselho Consultivo da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e membro do Conselho Administrativo da Prime Systems, Leonardo Bortoletto.

Ricardo Patah, presidente nacional da UGT e membro da equipe de transição do governo Lula nas questões trabalhistas, falou na sequência. Ele fez um balanço das negociações em curso com o governo, ouviu e respondeu questionamentos da platéia.

A palestra seguinte foi com a procuradora do MPT-MG, Adriana Augusta de Moura Souza. Ela apresentou uma análise da legislação atual sobre custeio sindical e, dentre outros pontos abordados, ressaltou as dificuldades acarretadas pela reforma trabalhista (2017), que afetou drasticamente a sobrevivência financeira das entidades sindicais.

O tema custeio sindical foi abordado também pela advogada sindical e consultora jurídica, Zilmara Alencar; e pelo advogado e desembargador aposentado do TRT-3, Antônio Fernando Guimarães.

A programação foi encerrada com a palestra “Condutas antissindicais”, com o procurador do Trabalho e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical em Minas Gerais/ CONALIS-MG, Geraldo Emediato de Souza.