ENCONTRO DE DIRIGENTES DA UGT-MG
08 de Dezembro de 2022
A UGT-MG realizou no dia 6 de dezembro de 2022 o Encontro de Dirigentes Sindicais, em Belo Horizonte, com a participação de representantes de quase 25 entidades filiadas, da capital e do interior.
O evento contou com a presença do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, que integra o grupo de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, na área sobre trabalho e previdência.
Ele falou sobre alguns pontos que estão em negociação com o governo eleito. Disse, por exemplo, que não se deve revogar a reforma trabalhista, implantada em novembro de 2017, mas pactuar algumas medidas.
A contribuição sindical, por exemplo, não deverá voltar a ser como antes, mas, caso retorne, será reformulada com a participação de todos os movimentos, em assembleia soberana.
O grupo de transição também defende que as homologações voltem a ser feitas nos sindicatos e novas regras para o trabalho intermitente, além da reformulação do Ministério do Trabalho.
O Encontro de Dirigentes da UGT-MG contou, ainda, com palestra sobre o cenário político pós-eleições 2022, com o cientista político Malco Camargos. O secretário da Juventude da UGT Nacional, Gustavo de Pádua, e a assessora da diretoria, Débora Bacani, apresentaram o Programa UGT-CSC (Confederação de Sindicatos Cristãos).
Também prestigiaram o evento o presidente da UGT-CE, Agenor Lopes da Silva, o presidente da UGT-RJ, Nilson Duarte, e o presidente do SIEMACO-RJ, Manoel Martins Meireles.
.