Lideranças sindicais entregam reivindicações ao candidato Zema
21 de Setembro de 2022
Representantes de entidades sindicais filiadas à UGT-MG e Força Sindical se reuniram com o governador Romeu Zema, candidato à reeleição, na segunda-feira, 19/09/22. O objetivo foi entregar a ele uma pauta com as reivindicações da classe trabalhadora mineira.
Entre as sugestões apresentadas está a criação da Secretaria de Estado do Trabalho, Empreendedorismo e Renda, capaz de manter uma interlocução com a classe trabalhadora, as categorias vinculadas do poder público estadual e o movimento sindical.
Ao órgão caberá formular, coordenar, articular e executar as políticas públicas voltadas para a assistência social, segurança alimentar e nutricional, trabalho, emprego e geração de renda, além de operacionalizar os recursos dos fundos e programas.
Entre as ações a serem desenvolvidas pela pasta estão: o apoio ao desempregado, incentivo ao primeiro emprego e à economia solidária, microcrédito, combate ao trabalho infantil e trabalho escravo, valorização do servidor público, dentre várias outras.
Construção coletiva
“Construímos em Minas uma política sindical diferente. Pautamos nossa resistência no diálogo e na conversa e por buscar mecanismos que promovam as transformações sociais necessárias. Hoje temos essa oportunidade de pensar alternativas a várias mãos para ajudar o trabalhador em seu local de trabalho”, declarou o secretário-geral da UGT-MG, Fabian Schettini, ao se dirigir ao governador Zema.
Além dele, participaram da reunião pela executiva da UGT-MG os diretores Fernanda Sampaio, Eduardo Sérgio, Geraldo de Freitas Anatólio, José Cloves, Paulo Dias e José Alves Paixão.
E também os candidatos a deputado federal Ademir Camilo, ex-presidente da central ugetista mineira, e Sérgio Félix, presidente licenciado do SINTEAC-JF e coordenador da regional UGT-MG da Zona da Mata.
Estavam representadas as entidades sindicais ugetistas: SECBHRM, SINTRAL, SITIPAN, SINTRAC, SINDECUL, SINDALEX, SINDIPUBLICOS, SINTRAMOVE, STTRBH e SINDMÓVEIS.