União Geral dos Trabalhadores

CENTRAIS MINEIRAS ENTREGAM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES A LULA

09 de Maio de 2022

Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT à presidência da República, esteve em Belo Horizonte nesta segunda feira, 9/05/2022. Ele veio prestigiar o lançamento da pré-candidatura do petista Reginaldo Lopes ao Senado e reservou um tempinho para também conversar com lideranças sindicais e representantes dos movimentos sociais do Estado.

A UGT-MG participou do encontro com o ex-presidente, sendo representada pelo secretário-geral, Fabian Schettini. Durante a reunião, realizada em um hotel da capital, as centrais sindicais entregaram a Lula uma síntese da Pauta de Reivindicações da Classe Trabalhadora, lançada durante a CONCLAT 2022, realizada no dia 7 de abril.

O documento orienta o plano de lutas do movimento sindical em defesa das mudanças urgentes e necessárias para a classe trabalhadora brasileira e para que o país retome o rumo do crescimento com igualdade e justiça social.

Diálogo permanente e construção coletiva

De acordo com Fabian, foi um encontro bastante promissor. “O ex-presidente se comprometeu a manter um canal permanente de diálogo com o movimento sindical, com os movimentos sociais, com o setor produtivo e demais segmentos. E ele quer a ajuda e a contribuição de toda a sociedade para reconstruir o país, tão maltratado pelo atual governo”, complementou.

Ao todo, a pauta contem 63 reivindicações e propostas divididas em quatro eixos: Prioridades; Desenvolvimento Sustentável com Geração e Emprego e Renda; Trabalho Emprego e Renda e Estado; e Políticas Públicas.

Defende, entre esses mais de sessenta itens, a instituição de uma política de valorização do salário mínimo, um programa de renda básica, políticas de geração de trabalho e renda, proteção dos desempregados, revisão da política de preços para produtos essenciais e a revogação das reformas trabalhista e previdenciária.