União Geral dos Trabalhadores

Operativa aprova realização de seminário e apoio às forças de segurança de Minas

24 de Fevereiro de 2022

A Operativa da UGT-MG se reuniu nessa quarta-feira, 23/02/2022, em sua sede no bairro Prado, em Belo Horizonte. Foi a primeira reunião do ano e na pauta temas como a avaliação do cenário atual (político, econômico e sindical) e o planejamento para 2022.

Entre as deliberações aprovadas está a realização de um seminário conjunto com as UGTs estaduais do Rio de Janeiro e Espírito Santo, em data e local a serem definidos. Uma das sugestões é que o evento ocorra em meados do mês de junho deste ano.

Os temas serão definidos posteriormente, após conversas com a UGT-ES e UGT-RJ, devendo ter como foco as preocupações, necessidades e desafios do movimento sindical e da classe trabalhadora e o cenário político e econômico, estadual e nacional. 

As informações serão divulgadas entre as entidades ugetistas mineiras assim que esses detalhes forem acertados entre as três UGTs.

Os membros da Operativa aprovaram também a redação de uma nota de apoio à mobilização das forças de segurança de Minas Gerais que reivindicam a recomposição salarial. O documento foi redigido, publicado e enviado às entidades representativas das categorias em luta.

 

NOTA DE APOIO ÀS FORÇAS DE SEGURANÇA DE MINAS GERAIS

 A União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-MG) vem a público parabenizar e manifestar seu apoio irrestrito às entidades filiadas à central ugetista que estão á frente da mobilização das forças de segurança do Estado em defesa da recomposição salarial.

A reivindicação é justa e está respaldada na promessa do governo do Estado que, no final de 2020, em projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa, se comprometeu a repor as perdas salariais acumuladas nos últimos sete anos, de forma escalonada. Das três parcelas prometidas, apenas uma foi quitada até o momento.

As forças de segurança de Minas Gerais, que iniciaram o movimento grevista após exaustivas tentativas de negociação, cumprem um papel fundamental na vida e no dia a dia dos mineiros e merecem ser valorizadas e respeitadas. Aliás, a luta por uma polícia fortalecida, apta a cumprir com suas obrigações de forma digna, deve ser a luta de toda a sociedade.

Apelamos para a sensibilidade do governador do Estado, Sr. Romeu Zema, que já sinalizou a intenção de retomar o diálogo com os policiais e os agentes, para que atenda as justas reivindicações das categorias. Todo apoio à luta dos companheiros! Sigamos em frente até a vitória.

 

Paulo Roberto da Silva

Presidente da UGT-MG

Mais Fotos