União Geral dos Trabalhadores

Minas Gerais - 300 anos

02 de Dezembro de 2020

Minas Gerais completa 300 anos nesta quarta-feira, 2 de dezembro

Em 2020 completam-se 300 anos da criação da Capitania de Minas do Ouro,  com autonomia administrativa, separada da Capitania de São Paulo, que integrava desde 1709.

O desmembramento foi uma decisão do Conselho Ultramarino e determinação do Alvará Régio de 02 de dezembro de 1720, assinado por D. João V, Rei de Portugal.

 Naquele período histórico, a capitania de Minas Gerais conquistava o posto de centro econômico da colônia. Isso se dava em função da grande exploração de ouro que, desde o século XVII, crescia de forma exponencial e que, já naquela época, apontava a riqueza mineral do território.

A capitania era dividida em quatro comarcas: Vila Rica, Sabará, Serro Frio e Rio das Mortes. Todas elas permaneciam sob a jurisdição de um ouvidor responsável e marcaram a história de Minas rumo ao progresso.

Comemorar os 300 Anos de Minas Gerais é colocar no trilho da história a trajetória desta população que sempre soube enfrentar os perigos dos sertões.

Exaltar o passado também é reviver a importância do território mineiro – as minas e as gerais – e sua contribuição para o desenvolvimento do país, fortalecendo a posição de liderança deste Estado, que tanto engrandece a nação brasileira.

Seja na política, na economia, no meio ambiente ou na cultura, os feitos dos mineiros ao longo desses 300 anos serviram para garantir que Minas jamais saia da história.

Fonte: http://www.minas300anos.mg.gov.br/