NOTA - Em defesa da Justiça do Trabalho
A União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais manifesta seu total apoio à mobilização em defesa da Justiça do Trabalho e se fará presente no ato público a se realizar na próxima segunda feira, 21/01/19, em frente ao TRT 3, em Belo Horizonte.
Para a UGT-MG, é preciso alertar a população sobre os equívocos de se desmantelar esse importante instrumento de proteção aos trabalhadores e trabalhadoras de nosso país, principais destinatários dos serviços prestados pelo Judiciário Trabalhista.
Da mesma forma, é preciso combater com veemência os argumentos de que o Brasil vai mal porque os trabalhadores têm direitos demais e a Justiça do Trabalho protege esses direitos, atravancando a economia brasileira.
Pagar horas extras a quem trabalha além da jornada, o 13º salário a empregadas domésticas e combater o trabalho escravo (de 1995 a 2015, 49.816 pessoas foram libertadas da escravidão no Brasil), por exemplo, deve realmente fazer muito mal ao país.
Certos devem estar os que sonegam impostos, deixam de recolher ao INSS, burlam o fisco ou recebem polpudos subsídios dos governos. E, claro, explorando a mão de obra dos mortais trabalhadores brasileiros.
Concordamos que a Justiça do trabalho tem problemas, como qualquer outro tribunal, mas os ganhos sociais superam, e muito, os equívocos. Sua atuação tem contribuído para equilibrar a relação entre capital e trabalho e protegido, principalmente, as camadas mais frágeis dos abusos da classe empregadora.
Não custa nada lembrar que o enfraquecimento das instituições de defesa dos trabalhadores vem se somar a outras medidas que visam fragilizar nossas lutas. Entre as quais, o fim do imposto sindical, o desaparelhamento das entidades sindicais e a desvalorização dos instrumentos coletivos de negociação.
Em função de tudo isso, a UGT-MG convoca as entidades filiadas a participarem da mobilização da próxima segunda-feira, 21/01/19, em Belo Horizonte e demais regiões onde estão programados atos públicos em defesa da Justiça do Trabalho.
Saudações ugetistas!
Paulo Roberto da Silva - presidente