União Geral dos Trabalhadores

SINTEAC propõe Comissão dos Vereadores para fiscalizar terceirizadas

20 de Agosto de 2018

Na noite de 16/08, na Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores de Juiz de Fora, por reivindicação e protesto do SINTEAC, foi aberto um espaço para exposição do sindicato dos problemas que vêm ocorrendo com os empregados terceirizados que prestam serviços para o município.

Na incisiva e eloquente fala do Presidente do SINTEAC, Serginho Félix, foram enumerados diversos problemas em diferentes áreas e diferentes empresas que prestam serviços para o município. Dentre eles os mais reincidentes: atraso salarial e de benefícios e falta de depósito de FGTS dos colaboradores da empresa MB Terceirização.

A empresa além de não cumprir com as suas obrigações trabalhistas, joga a culpa para o Município que não lhe realiza o devido repasse. E quem sofre com tudo isso são os chefes de família, mães, trabalhadores que ficam à mercê de um Executivo falho e uma empresa sem condições alguma de estar prestando o serviço.

Além desses pontos, Serginho destacou também a contratação dos funcionários terceirizados das escolas municipais que ocorreu de maneira taxativa quanto à retirada de benefícios desses colaboradores ao fazerem contratos de labor de 4h e 6h diárias, reduzindo drasticamente a remuneração e retirando benefícios como Vale Alimentação.

E, por último, apontou também a possível demissão de quase 100 porteiros da empresa Planejar Terceirização e Serviços, que, inclusive, já estão cumprindo aviso prévio, sob a alegação do não repasse por parte da Prefeitura.

Foi criada uma Comissão de análise e apuração de todos os contratos terceirizados da Prefeitura de Juiz de Fora, com grande apoio por parte dos vereadores. Além do mais, a Diretoria do SINTEAC esteve na Secretaria de Administração e Recursos e Humanos no dia 15/08 em reunião com a Secretária Andrea Goresk, também cobrando uma posição e solução de todas as pautas pendentes.

Manifestação em prol dos colaboradores terceirizados na limpeza das escolas municipais
Na manhã do dia 14/08, a diretoria do SINTEAC, com os colaboradores terceirizados da limpeza das escolas municipais, se reuniu em frente à Câmara Municipal de Juiz de Fora para protestar contra a maneira que ocorreu a contratação dos funcionários pela nova empresa prestadora de serviços.

De acordo com o Edital da Prefeitura, colaboradores deveriam ser contratados no regime de trabalho diário de 4h e 6h, reduzindo, assim, drasticamente, as suas remunerações e, por conseqüência, haveria a retirada do benefício do Vale Alimentação. Portanto, o sindicato continuará lutando para que essa injustiça não vá a frente!

Sinteac pede apoio aos vereadores para resolver falta de repasse
Em caráter especial, o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana de Juiz de Fora e Região (Sinteac), Sérgio Félix, usou a tribuna da Câmara para explicar e pedir apoio aos vereadores sobre a situação dos trabalhadores responsáveis pela limpeza na área de saúde e educação da cidade, durante a reunião ordinária desta quinta-feira, 16.

Segundo ele, 170 funcionários terceirizados estão sem receber salário, vales de alimentação e transporte referentes ao mês de julho. Além disso, Sérgio relatou que a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) pretende diminuir a carga horária de trabalho para 4 horas diárias, o que também reduz o salário para cerca de 400 reais mensais.

Desse modo, o representante do Sinteac solicitou a formação de uma comissão, com a participação dos parlamentares, do Executivo e do sindicato, para avaliar a situação desses funcionários. “O trabalhador está sendo penalizado e ninguém faz nada”, enfatizou.

Uma comissão parlamentar foi implementada e será composta pelos vereadores Adriano Miranda (PHS), Ana do Padre Frederico (MDB), André Mariano (PSC), Castelar Lula da Silva (PT), Charlles Evangelista (PSL), Delegada Sheila (PSL), Júlio Obama Jr. (PHS), Marlon Siqueira (MDB) e Sargento Mello Casal (PTB).

 

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