União Geral dos Trabalhadores

Funcionalismo público de Minas contesta proposta de reforma da Previdência no Estado

24 de Junho de 2020

Entidades sindicais representantes dos servidores públicos estaduais de Minas Gerais, incluindo o SINDIPÚBLICOS e a ASTHEMG, filiados à UGT-MG, encaminharam ofício ao presidente da Assembleia Legislativa (ALEMG), Agostinho Patrus. Ao todo, são 21 sindicatos que assinam o documento.

No ofício, elas solicitam que seja excluída da pauta de discussões da ALEMG a proposta de Reforma da Previdência no Estado, encaminhada pelo Poder Executivo. Pedem, ainda, que seja feito um debate amplo, democrático e efetivo com todo o funcionalismo público e a sociedade civil.

As entidades sindicais veem com apreensão a proposta do governo mineiro. Alegam que serão feitas alterações substanciais e estruturais no regime de previdência dos servidores públicos do Estado, na assistência médica prestada aos seus segurados e no Estatuto dos Servidores Públicos Civis.

Diz um dos trechos do documento: “Citamos como exemplo a proposta de se dividir o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) em dois institutos distintos, destinando um às contribuições previdenciárias e outro à assistência médica, modelo que impacta diretamente tanto na manutenção dos benefícios previdenciários, tanto na prestação do serviço pelo qual os servidores contribuem”.

E complementa: “A proposta não se limitou a alterações de alíquotas e critérios de aposentadoria, estendendo-se às alterações legais pretendidas a diversos direitos dos servidores, como retirada de férias-prêmio, adicionais por tempo de serviço, promoção e progressão na carreira, alteração de critérios para concessão de vantagens, gratificações e acréscimos pecuniários, bem como, conforme já dito, à toda estrutura que hoje mantém a previdência e a assistência médica do funcionalismo.”

As entidades reforçam que o cenário de pandemia do Coronavírus restringe o debate amplo e democrático, podendo ser aprovadas propostas incompatíveis com os anseios do funcionalismo público e de toda sociedade.

Anexo, documento na íntegra.

 

Mais Fotos