União Geral dos Trabalhadores

Racismo - nota de repúdio da UGT-MG

02 de Junho de 2020

Nota de repúdio contra a violência racial

 A União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-MG), por meio de seu presidente, Paulo Roberto da Silva, vem a público repudiar veementemente os inúmeros e reiterados atos de violência racial ocorridos no Estado.

Muito se tem falado sobre a onda de protestos nos Estados Unidos, em função da morte de George Floyd por um policial. Ou, dos assassinatos de jovens negros nas comunidades do Rio de Janeiro. Mas aqui entre nós, lamentavelmente, são inúmeros os crimes raciais que causam indignação e sofrimento às famílias atingidas.

Em 2019, Minas Gerais registrou mais de um crime racial por dia. Foram 384 denúncias, entre janeiro e novembro, de acordo com dados do Observatório da Segurança Pública, sendo 291 casos de injúria racial e 93 casos de racismo.

E neste ano as denúncias prosseguem no mesmo ritmo. No último domingo, a mídia noticiou a morte de um senhor, assassinado pelo vizinho, vítima de racismo. Chegamos ao extremo da intolerância.

Como se vê, atos racistas são frequentes na vida das pessoas negras e devem ser combatidos firmemente, evitando qualquer forma de cumplicidade. Nenhum tipo de violência, preconceito e discriminação deve ser tolerado.

Como entidade representante da classe trabalhadora, a UGT-MG reafirma seu compromisso de denunciar e cobrar a punição exemplar dos que cometem crimes raciais. É nosso dever promover a igualdade e o respeito nos diferentes espaços e promover lugares seguros e acolhedores para todos.

 

Paulo Roberto da Silva

Presidente da UGT-MG