União Geral dos Trabalhadores

Nota do SECBHRM sobre a reabertura do comércio

25 de Maio de 2020

O posicionamento do Sindicato dos Comerciários de BH e Região sobre a volta parcial do comércio da capital

A partir desta segunda-feira (25), diversos estabelecimentos comerciais voltaram a abrir as portas em Belo Horizonte, após mais de dois meses de trabalho limitado a atividades internas ou de forma remota.

Entre os quais: artigos de cama, mesa e banho; tecidos e armarinhos; bombonieres; móveis; brinquedos; papelaria; veículos; cosméticos; salões de beleza (exceto clínicas de estética) e shoppings populares. Esses estabelecimentos, na avaliação dos especialistas, têm menor potencial de gerar aumento significativo na circulação de pessoas na cidade.

Se os índices de propagação da doença se mantiverem estáveis, a prefeitura pretende dar prosseguimento à reabertura nas próximas semanas. Porém, não estão descartados o recuo no processo e um novo fechamento das atividades não essenciais, se houver acirramento nos casos de Coronavírus.

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM) vê a medida com uma certa preocupação e promete ficar vigilante para que os trabalhadores sejam prejudicados.

Leia, abaixo, o posicionamento da entidade

Por determinação da Prefeitura Municipal, entre suas medidas de flexibilização da política de isolamento social no combate a pandemia da COVID-19, em 25 de maio iniciou-se a reabertura do comércio.

Nós, do Sindicato dos Comerciários, temos acompanhado com atenção as publicações científicas e das autoridades sobre o tema e nossa preocupação número 1 é com a saúde e proteção dos trabalhadores e trabalhadoras no comércio e suas famílias.

Estamos atentos às determinações de distanciamento, limitação de lotação e medidas de higienização e proteção individual e coletiva dos trabalhadores e consumidores nos estabelecimentos.

Nosso entendimento é que as medidas de proteção e garantia de direitos devem ser reforçadas nesse momento e não o contrário.

O Sindicato dos Comerciários de BH e Região se manterá vigilante para que direitos trabalhistas não sejam descumpridos ou violados com a justificativa da pandemia.

 

José Cloves Rodrigues

Presidente do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região