União Geral dos Trabalhadores

SECBHRM se posiciona contra a reabertura do comércio

13 de Abril de 2020

Fracassa a reunião na Câmara Municipal para discutir a reabertura ou não do comércio de Belo Horizonte

Presidente do SECBHRM é pela manutenção do isolamento social

 

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM), José Cloves Rodrigues, aguarda pela nova reunião que a Câmara Municipal ficou de convocar para discutir sobre a reabertura (ou não) do comércio da capital diante da pandemia do coronavírus.

A reunião agendada para a manhã dessa segunda-feira, 13/04, foi bastante tumultuada.  Além de começar com mais de meia hora de atraso, houve divergências sobre quem iria presidi-la: o vereador Leo Burguês (PSL), que a requereu, ou o vice-presidente da Câmara, Jair di Gregório (PP).

Houve até bate-boca. O vereador Leo Burguês pediu desculpas e deixou o recinto, levando junto os convidados. Só sobraram alguns poucos vereadores, que debaterem entre eles; e a maioria se posicionou a favor da flexibilização do comércio.

Medida que, neste momento, é contestada por José Cloves, que defende a manutenção do “isolamento social até que a situação melhore”. Segundo ele, é preciso manter o comércio fechado para não colocar a população e os próprios trabalhadores em risco.

De acordo com Cloves, por mais que se tente, não há como controlar a aglomeração de pessoas e os funcionários ficarão expostos demais. “Se houver um pico maior da doença, conforme previsão das autoridades de saúde, o sistema de saúde não irá suportar e pessoas morrerão sem atendimento. Nossa posição, portanto, é pela continuidade do isolamento social”, finaliza o presidente do SECBHRM.

 

Foto: www.cmbh.mg.gov.br