União Geral dos Trabalhadores

Seminário antecede inauguração da sede própria

18 de Setembro de 2018

O seminário “Reforma Política, Responsabilidade Subsidiária e Meio Ambiente”, realizado antes da inauguração da sede própria, cumpre o compromisso da UGT-MG e da FETHEMG de investir na requalificação das lideranças sindicais.

O intuito é refletir sobre assuntos relacionados ao mundo do trabalho ou que impactam o dia a dia da população brasileira, possibilitando às lideranças sindicais fazerem intervenções qualificadas perante os diferentes públicos. Desta forma, estarão contribuindo para a melhoria das relações de trabalho e das condições de vida da classe trabalhadora.

Meio Ambiente
A programação foi aberta com uma palestra ambiental voltada para o gerenciamento de resíduos e sustentabilidade, seguida de atividades práticas, sob a responsabilidade do Grupo Cajema Ambiental.

Coordenado pelo Coronel da Reserva da Polícia Militar de Minas Gerais, Paulo Eliedson Veloso, o grupo tem sede em Montes Claros, no norte do Estado. Os especialistas fizeram uma abordagem ampla do tema, como a legislação que rege o meio ambiente e os impactos de.

Também repassou excelentes dicas de reaproveitamento de material reciclável como forma de geração de renda, sob a responsabilidade da coordenadora de extensão da Rede Prisma, Soraya Cavalcante Nunes Ottoni.

Responsabilidade Subsidiária
A palestra seguinte foi ministrada pela Procuradora do Trabalho, Dra. Elaine Noronha Nassif, com o tema “Responsabilidade Subsidiária do Ente Público no Inadimplemento da Contratada”.

Especialista em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, Elaine é mestre e doutora em Direito Processual e mestre em Direito Constitucional.

Reforma Política e Voto Distrital Misto
Coube ao comunicador, especialista em Marketing, empresário e presidente do “Movimento pelo Voto Distrital”, Mário Lewandowski, proferir a palestra “Reforma Política e Voto Distrital Misto.”

Com experiência nos mercados esportivo e político desde 2005, Mario foi um dos palestrantes na Comissão Pela Reforma Política da Câmara dos Deputados e faz treinamento de equipes e palestras para diversos partidos políticos.

Núcleo Intersindical de Conciliação Trabalhista
A programação foi encerrada com a participação do professor da UFMG e e juiz titular da 45ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte - Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região, Antônio Gomes de Vasconcelos.

Ele fez uma explanação sobre os objetivos e metas do Sistema Núcleo Intersindical de Conciliação Trabalhista, do qual é idealizador e co-fundador.

O professor é também coordenador do Programa de Apoio às Relações de Trabalho e à Administração da Justiça (PRUNARTI-UFMG).

Coquetel de congraçamento e participação indígena
A noite foi encerrada com um coquetel de congraçamento. A solenidade foi prestigiada por um grupo de índios Tapajós, que atendeu ao pedido da organização e fez uma apresentação de dança para o auditório. O grupo também aproveitou o espaço para expôr seus artesanatos.