União Geral dos Trabalhadores

UGT-MG inaugura sede própria e concretiza um dos principais projetos da atual gestão

18 de Setembro de 2018

Agora sim: meta cumprida e sonho concretizado. A UGT-MG inaugurou sua sede própria na noite de sexta-feira, 14 de setembro. A solenidade festiva contou com a presença de diretores da central, dirigentes de entidades sindicais filiadas, amigos, companheiros de luta e representantes de órgãos e instituições que apóiam as bandeiras da classe trabalhadora.

Foi precedida pelo seminário “Reforma Política, Responsabilidade Subsidiária e Meio Ambiente”, realizado em parceria entre a UGT-MG e a Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado de Minas Gerais (Fhetemg), ambas presididas por Paulo Roberto da Silva.

De acordo com ele, a conquista da sede própria é fruto do trabalho sério e comprometido da diretoria e o que parecia um sonho distante, agora é motivo de alegria para todos. “Quando assumimos, traçamos um planejamento das principais ações a serem desenvolvidas. Temos a satisfação de dizer que cumprimos a maior parte delas”, declarou.

Ampliando o diálogo
Segundo Paulo Roberto, Minas Gerais, mais uma vez, saiu na frente e demonstrou seu protagonismo ao entrar para a história como a primeira Estadual da UGT a ter sede própria - projetada para acolher e promover maior integração entre a central, as entidades filiadas e os trabalhadores. No espaço serão acomodados os serviços atuais e adicionados outros.

“Esse será um local de encontro, de debates, de discussões e de tomada de resoluções em prol da classe trabalhadora. Agradecemos a todos vocês que se dispuseram a sair de seus espaços e de suas casas para compartilhar esse momento de emoção conosco”, disse o dirigente.

Ousadia em tempos de crise
Presente na solenidade, o presidente da UGT Brasil, Ricardo Patah, brincou ao dizer que irá se transferir para Minas Gerais, pois nem a central, em nível nacional, possui sede própria. Patah saudou a iniciativa pioneira da UGT-MG e destacou o desempenho da estadual de Minas, sempre inovando em favor das entidades filiadas e da classe trabalhadora.

Também considerou a iniciativa ousada perante o quadro atual do país, especialmente após a reforma trabalhista que fragilizou muitas entidades sindicais e a luta em favor dos trabalhadores. “A UGT-MG não se cansa de nos surpreender”, comentou.

Companheiros de luta
Além de Paulo Roberto e Ricardo Patah, compuseram a mesa de inauguração da nova sede: Moacyr Pereira, tesoureiro nacional da UGT; Manoel Martins Meireles, presidente interino da UGT-RJ; Fernanda Sampaio, secretária de Comunicação da UGT-MG; Alessandra Parreiras Ribeiro, chefe de Relações do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE/MG); Vandeir Messias, presidente da Força Sindical Minas; Gelson Alves, secretário-geral da CTB Minas.

Após a solenidade, houve o descerramento da placa de inauguração, na portaria principal que dá acesso às dependências da sede própria da UGT-MG.

Descerramento da placa
Após a solenidade, houve o descerramento da placa de inauguração, na portaria principal que dá acesso às dependências da sede própria da UGT-MG.

A casa do(a) trabalhador(a)
A sede própria da UGT-MG está situada na rua Contria, nº 351, bairro Prado, em região privilegiada de Belo Horizonte. O imóvel foi comprado em março deste ano e, desde então, passou por reformas e adaptações para se adequar às necessidades da central ugetista mineira.

Além do auditório com capacidade para 150 lugares, possui estacionamento, diversas salas de reuniões, cozinha, áreas de convivência, entre outras instalações.