União Geral dos Trabalhadores

NOTA DE APOIO AOS CAMINHONEIROS EM GREVE

24 de Maio de 2018

A União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-MG) vem a público manifestar seu incondicional apoio à greve dos caminhoneiros brasileiros.

Desde o último dia 21/05, nossos companheiros estão parados em várias rodovias do país, em protesto à alta dos combustíveis, em especial, do diesel, e pela isenção de impostos como forma de baratear os fretes.

Consideramos a greve absolutamente legitima e que a iniciativa impulsione o Brasil para um patamar de justiça tributária e social.

O transporte de cargas rodoviário é essencial para a economia brasileira e exerce papel fundamental no desenvolvimento econômico do país.

No entanto, a política adotada pelo governo, com reajustes praticamente diários dos combustíveis, inviabiliza a atividade, fazendo com que muitos abandonem o serviço e passem a engrossar a lista dos desempregados.

A luta encampada pelos caminhoneiros encontra respaldo também no seio da sociedade, que depende do transporte para o  ir e vir em suas atividades diárias. A sociedade não suporta mais ter que a pagar a conta pelos desvios e desmandos na administração pública.

Não devemos perder de vista que a Petrobrás, um dos grandes patrimônios do povo brasileiro, possui seu papel social. Cabe ao governo encontrar formas de estabelecer os preços sem comprometer outras atividades que dependem do combustível.

Aos caminhoneiros brasileiros, o apoio e a solidariedade da UGT-MG.

Paulo Roberto da Silva - Presidente da UGT-MG