União Geral dos Trabalhadores

Servidores da Advocacia Geral do Estado (AGE) mantêm greve

19 de Marco de 2018

Com base no não cumprimento de vários pleitos, como também, em função dos baixos salários da categoria, os servidores da AGE - Advocacia Geral do Estado, na capital e interior, estão em greve desde o dia 14 de março, com a adesão de mais de 70% dos funcionários.

A decisão final aconteceu após a realização de várias reuniões, em todo interior e na capital, deliberado em Assembleia da categoria realizada em 03 de março de 2018, conforme edital publicado no Jornal Minas Gerais, do dia 20 de janeiro de 2018. A partir do dia 14, os servidores estão mantendo várias concentrações na sede da capital, nas unidades regionais e também nas seccionais.

Após inúmeras tentativas de negociação, a greve é resultado da insatisfação, consternação, penúria e sofrimento em que se encontram os servidores do G1 - Atividades de Gestão, Planejamento, Tesouraria e Auditoria e Político-Institucionais, com uma das menores remunerações do Estado, prejudicados pelo alto custo de vida, a falta de reajuste de salários há quatro anos, falta de pagamento do vale transporte no valor real e sua quantidade.

A categoria tem diversos pleitos. Entre eles, o aumento da ajuda de custo, o pagamento do valor e da quantidade real da condução (vale transporte) gasto pelo servidor e a extensão do benefício para os servidores dos municípios do interior sem o desconto de 6%.

Com mais de 70% do seu efetivo em greve, a paralisação já atinge boa parte de setores na capital e interior, como as regionais de Varginha, Juiz de Fora 100% parada, Sete Lagoas, Passos, Patos de Minas, Uberaba, Ipatinga, entre outros.

As unidades ou serviços que ainda continuam funcionando, seus servidores entrarão a partir de segunda feira, dia 19 de março. A categoria reivindica ainda o abono dos dias parados, o compromisso de que não haverá punição e nem retaliação aos servidores com remoções, exonerações e ameaças e fim do assédio moral.

Respeito & Direitos
Os servidores da AGE, durante a manifestação no dia 14 de março, foram abordados por policiais, os quais registraram vários boletins de ocorrência na tentativa de intimidar o grupo. Um fato constrangedor para a coordenação do movimento que confronta com o direito do cidadão em protestar e se manifestar contra qualquer insatisfação com relação às condições salariais e/ou de trabalho.

Na última sexta feira, dia 16 de março, em reunião na ALMG, os servidores receberam o apoio do 1º Secretário - Deputado Rogério Correia que se comprometeu a intermediar as negociações junto ao governo.

A Coordenação do Grupo G1 destacou que, a AGE trabalha a advocacia pública preservando os interesses do estado nas mais diversas áreas, como por exemplo, a recuperação dos créditos tributários, a defesa de questões ambientais e do patrimônio público, entre outras.

Com a greve será prejudicada a prestação de serviços ao cidadão, como por exemplo, orientações e parcelamento dívidas, acolhimento e encaminhamento de mandados de fornecimento de medicamentos, pelas vias judiciais, uma vez que a população que necessita de remédios de alto valor ou ainda não são fornecidos pelo SUS, como é o caso, por exemplo, dos transplantados.

Fonte: http://g1servidoresmg.net/servidores-da-age-advocacia-geral-do-estado-mantem-greve/