União Geral dos Trabalhadores

Servidores públicos estaduais realizam manifestação em Belo Horizonte

10 de Novembro de 2017

Centenas de servidores públicos estaduais de Minas Gerais realizaram uma grande manifestação na manhã da última quinta-feira (09/11/17), na capital mineira.

O ato, organizado pelos sindicatos e associações que compõem a Coordenação Intersindical do Funcionalismo Público, ocorreu em protesto ao não atendimento, por parte do governador do Estado, do ofício protocolado na manifestação realizada em outubro.

Na pauta constam recomposição da perda salarial do funcionalismo público causada pela inflação; pagamento integral no 5º dia útil e pagamento do 13º salário.

Além da adesão maciça dos servidores da capital, várias caravanas vieram do interior do Estado. A concentração ocorreu na Av. Alfredo Balena, em frente o Pronto Socorro João XXIII. Dirigentes sindicais discursaram sobre o sucateamento do serviço público e da falta de compromisso do governo com os trabalhadores.

O diretor-coordenador do SINDPÚBLICOS-MG e coordenador da Coordenação Intersindical, Geraldo Henrique, ressaltou a necessidade da recomposição salarial, pois a inflação vem corroendo os salários e tirando o poder de compra dos trabalhadores.

“O parcelamento dos nossos parcos salários é um absurdo. O governo paga atrasado, pede desculpa e fala que está com problemas. Mas se nós pagarmos a nossa conta de água, luz ou aluguel com atraso porque não recebemos nosso salário no dia, pagamos juros. É injusto! Precisamos do nosso salário integral e no quinto dia. Temos contas. Temos compromissos!”, explicou o diretor.

Os servidores saíram em passeata pelas ruas de Belo Horizonte em direção a Praça da Liberdade, para o ato público em frente o Palácio Tiradentes.