União Geral dos Trabalhadores

UGT-MG integra Fórum de Defesa do Direito do Trabalho, criado pelo MPT e centrais sindicais

27 de Setembro de 2017

MPT e Centrais Sindicais criaram o FESIDIS para acompanhar os desdobramentos da Reforma Trabalhista em Minas

A União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-MG), por meio de seu presidente, Paulo Roberto da Silva, participou, no dia 19/09, de reunião no Ministério Público do Trabalho (MPT). Também estiveram presentes representantes das centrais sindicais CUT, CTB, CSP-CONLUTAS, NCST, CGTB e CSB.

Durante a reunião foi criado o Fórum Estadual Interinstitucional de Defesa do Direito do Trabalho e da Previdência Social (FESIDS), para acompanhar os desdobramentos da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) no estado.

O Fórum nasce com o desafio de fortalecer duas frentes de atuação, por meio da interlocução interinstitucional: redefinir ações de defesa dos direitos fundamentais e reavaliar a rede de proteção formada pelos direitos sociais, em especial, a participação das entidades sindicais na concepção de novas formas de mediação e resolução de conflitos trabalhistas.   .

"Articuladas, as instituições vão aprimorar suas teses e ampliar o horizonte de informações e dados, para enfrentar um cenário que ainda não está concretamente delineado, mas que, certamente, demandará um olhar muito atento às relações de trabalho, para que possamos prevenir e combater eventuais situações de precarização, fraude e redução de direitos do trabalho", avalia a procuradora-chefe do MPT em Minas, Adriana Souza.

A reunião foi um desdobramento da agenda nacional do MPT de articulação e mobilização de parceiros institucionais para o enfrentamento de diversos pontos da reforma trabalhista, iniciada em Brasília, no início deste ano, com a criação do Fórum Interinstitucional em Defesa do Direito do Trabalho e da Previdência Social (FIDS).

Uma solenidade de instalação do FESIDS está prevista para o final de outubro, em data a ser divulgada

Com informações de: http://www.prt3.mpt.mp.br/procuradorias/prt-belohorizonte/779-minas-gerais-tera-forum-de-defesa-do-direito-do-trabalho

Mais Fotos