União Geral dos Trabalhadores

Governo de Minas mantém parcelamento dos salários dos servidores públicos

21 de Marco de 2017

 

Esta terça-feira, 21/03/17, voltou a ser de decepção para as categorias do funcionalismo público. O Governo de Minas divulgou o novo calendário de parcelamento dos salários dos servidores referente aos meses de abril, maio e junho deste ano. Uma circular com as datas foi encaminhada aos sindicatos representativos das categorias na manhã de hoje. 

 

A nota traz as datas e explica que a escala pode sofrer alterações. "Caso ocorra qualquer melhora, neste período, do fluxo de receitas estaduais, a escala será alterada e os sindicatos serão comunicados com antecedência", diz o comunicado. 

Em abril, a primeira parcela será paga no dia 12, a segunda no dia 19, e a terceira e última no dia 25. Já em maio, o pagamento acontecerá nos dias 11, 17 e 22. No mês de junho, será nos dias 12, 19 e 22. 

Veja a tabela:

 

Mês

1ª Parcela

2ª Parcela

3ª Parcela

Abril (competência março)

12

19

25

Maio (competência abril)

11

17

22

Junho (competência maio)

12

19

22

O parcelamento dos salários, sob alegação de problemas financeiros, acontece desde fevereiro de 2016. Desde então, várias categorias fizeram paralisações contra o parcelamento.

A situação é de penúria para muitos servidores que não conseguem quitar suas obrigações financeiras, como a conta de luz, de água, de telefone, a mensalidade da escola dos filhos, o supermercado, o açougue, o cartão de crédito, enfim, despesas do dia a dia, pagando juros e multas.

Para aqueles situados nas faixas salariais menores, a política de parcelamento dos salários tem comprometido até a sobrevivência e o alimento sobre a mesa.

A UGT-MG, mais uma vez, lamenta que o servidor pague, sozinho, o ônus da má gestão e da incompetência administrativa.