União Geral dos Trabalhadores

Debate na ALMG reforça combate à PEC da Previdência

20 de Marco de 2017

A UGT-MG se fez presente também na audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no dia 20/03/17, para discutir a Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC 287/16), em tramitação na Câmara dos Deputados.

A discussão lotou o Salão Nobre e o Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira e mobilizou, além de 11 parlamentares federais, vários deputados estaduais, centrais sindicais e mais de 30 entidades representativas de diversas categorias de trabalhadores.

Entre os presentes estava o deputado federal Ademir Camilo, que é também vice-presidente da UGT-MG, e o secretário do Servidor Público da central ugetista mineira, Eduardo Sérgio Coelho.

O presidente da ALMG, deputado Adalclaver Lopes (PMDB), fazendo coro aos protestos de entidades e movimentos sociais, anunciou a criação da Comissão Extraordinária da Reforma da Previdência, que, segundo adiantou, irá percorrer várias regiões de Minas Gerais para discutir o assunto. Ele também pediu que os deputados federais mineiros marquem posição contrária à PEC 287.

O deputado Gilberto Abramo (PRB), que deve presidir a nova comissão, acrescentou que o objetivo do trabalho é também mobilizar os presidentes de outras Assembleias Legislativas para fortalecer a discussão e conscientizar os deputados federais sobre as consequências da aprovação da PEC 287. “Também queremos extrair propostas de quem não foi ouvido para as mudanças necessárias", adiantou.

Também foi lida, no debate, moção de repúpio à PEC que deverá ser encaminhada pela ALMG aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

A moção destaca que a PEC 287, “sem o necessário diálogo com a sociedade brasileira, desgasta direitos sociais duramente conquistados em 1988”. Em sua justificativa, o requerimento ressalta que não foram apresentadas provas para embasar a alegação do governo federal de que há rombos no caixa da Previdência.

Com informações de:

https://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2017/03/20_reuniao_reforma_previdencia.html

Mais Fotos