União Geral dos Trabalhadores

Centrais sindicais mineiras definem ações conjuntas no Dia Nacional de Protestos e Manifestações, em 11 de novembro

26 de Outubro de 2016

As ações de mobilização em torno do calendário unificado de lutas das centrais sindicais mineiras foram discutidas em reunião na manhã desta quinta-feira, 26/10, na sede da CUT-MG, e deu sequência ao planejamento iniciado na reunião do dia 20/10, na sede da CSP Conlutas. A UGT-MG marcou presença, por meio do diretor Eduardo Sérgio Coelho.

Entre outras decisões, ficou definido ato público na Praça Sete em protesto contra a PEC 241/2016, aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados na noite passada, e contra a retirada de direitos dos trabalhadores por meio das reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo governo e tantos outros projetos em tramitação no Congresso Nacional.

A concentração será a partir de 11 horas, com o ato devendo ocorrer até as 12h. Até lá as centrais sindicais devem mobilizar sindicatos e entidades filiadas para engrossar o movimento contra o retrocesso e a favor da classe trabalhadora. Inclusive, com a participação de categorias do interior.

Para ampliar as ações de mobilização será sugerido ao deputado Celinho do Sinttrocel (PC do B) a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 14h, para debater as ameaças aos direitos dos trabalhadores.

Material de apoio
Será produzido um panfleto conjunto a ser distribuído antecipadamente à população com o objetivo de alertá-la para as perdas impostas pela PEC 241/2016 e outras medidas anunciadas, como a reforma da Previdência.

A ideia é fazer uma panfletagem no comércio e locais públicos estratégicos e convocar os trabalhadores e a sociedade para a ato público conjunto..

Uma nova reunião foi marcada para o dia 1º de novembro, para dar sequência à organização do ato público unificado.

Sobre o calendário unificado
O calendário unificado de ações foi acertado pelas centrais sindicais, em nível nacional, em reunião realizada em São Paulo, no dia 19/10.

Ficou definido que o dia 11/11 será o Dia Nacional de Protestos e Manifestações, em preparação ao Dia Nacional de Mobilização, previsto para o dia 25/11.

 

Mais Fotos