União Geral dos Trabalhadores

1º de Maio da Pesada

02 de Maio de 2012

Em Minas o “1º de Maio da Pesada” foi de festa e de reivindicações ao piso mínimo regional.

Cerca de 20 mil pessoas prestigiaram o evento

 

Cerca de 20 mil pessoas participaram do “primeiro de maio da pesada”, evento comemorativo ao Dia do Trabalho, realizado em Belo Horizonte, que contou com uma programação repleta de shows musicais, sorteios  e reivindicações.

 

A União Geral dos Trabalhadores – UGT-MG, sindicatos filiados e Sinticop-MG, organizadores do evento, comemoraram o sucesso da primeira edição da festa, destacando a organização e o expressivo volume de pessoas. Segundo os organizadores o público circulante foi cerca de 20 mil, que durante todo o dia assistiram à várias atrações, além de concorrerem a sorteios de 5 motos, 1 carro zero KM e outros prêmios.

 

O tom dos discursos políticos realizados durante o ato foi à redução da jornada sem redução de salários, redução da taxa de juros e o fim do fator previdenciário. Além desses pontos, os vários lideres sindicais também deram destaque ao movimento Grito de Alerta, protesto que tem percorrido o Brasil apontando o processo de desindustrialização vivido no país.

 

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Contagem, Ronaldo Gualberto, destacou que o evento serviu para afinar os laços das entidades sindicais e conscientizar ainda mais a classe trabalhadora. “Hoje avançamos na união dos sindicatos e iniciamos uma nova fase nas revindicações dos trabalhadores”. Para o presidente do SITICOP/MG, José Antônio da Cruz, a data também lembra os compromissos dos governos com as revindicações por obras públicas e de saneamento. “Precisamos que os governantes escutem o clamor da nossa categoria e esta festa é o nosso momento”, ressaltou.

 

O Presidente da UGT/MG, deputado federal, Ademir Camilo (PSD), foi o principal anfitrião da festa dos trabalhadores. Antes mesmo do seu discurso, o parlamentar foi surpreendido com palmas e frases carinhosas alusivas ao seu destacado empenho na Câmara dos Deputados. O público atenciosamente ouviu o recado do sindicalista, que retribuiu o manifesto, reforçando o seu compromisso com os trabalhadores junto a Câmara dos Deputados, e principalmente a frente da importante vontade de unir os trabalhadores. “Precisamos avançar em nos nossos direitos e conquistas, para isso, é necessário desenvolvimento com menos juros, mais salários e empregos. Por isso, relançamos, impulsionamos e reforçamos as bandeiras da luta para institucionalização do piso mínimo regional em Minas”. Finalizou Camilo.

 

Fabian Schettini

Secretário de Comunicação/UGT Minas

 

Rogério Reis

Jornalista/UGT Minas