União Geral dos Trabalhadores

Manifestação cobra acerto rescisório de empresa, atrasado há um ano

20 de Julho de 2016

CONTAGEM/MG – Uma manifestação organizada pelo Sindicato dos Comerciários de Contagem (Sintracc), a pedido dos empregados de um grupo econômico, movimentou os arredores das empresas Supermix e Radial, localizadas no bairro Nacional.

A movimentação começou nas primeiras horas do dia 20/07 e mobilizou trabalhadores e ativistas sindicais, que promoveram passeata nas vias ao redor das empresas, acompanhadas de carros de som, e realizaram concentração diante da portaria da Radial Distribuidora.

O protesto foi motivado pela dispensa, sem acerto rescisório, de 400 comerciários feita pela Supermix, em agosto de 2015. Tampouco a multa de 40% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi paga aos empregados.

OPORTUNISMO E DESUMANIDADE
Os demitidos reclamam da falta de solução e alegam dificuldades financeiras e constrangimentos provocados pelo impasse, inclusive quanto à subsistência, visto que a demissão se deu no começo da recessão que paralisou a economia brasileira.

Ronaldo Gualberto, presidente do Sintracc, acusou a empresa de tirar proveito da crise econômica de maneira desumana, elogiando a coragem dos trabalhadores de enfrentar a intransigência do grupo. O sindicalista advertiu os empresários de que aquele ato foi o primeiro de outros que o Sintracc vai liderar contra o grupo, até que o acerto seja feito, com a devida correção.

O conglomerado de responsabilidade dos empresários Marcelo Silva Martins e Marcus Silva Martins é formado por 15 empresas de atividade diversa, condição que torna inaceitável o tratamento dispensado aos trabalhadores demitidos.

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)

Mais Fotos