União Geral dos Trabalhadores

Feira de Panificação, promovida pela Escola do Sitipan/MG, oferece produtos familiares e para fins especiais

22 de Junho de 2016

Amigos, familiares, parceiros e adeptos da boa culinária prestigiaram na manhã de sábado, 18/06, a "Feira de Panificação: Produtos Familiares e para Fins Especiais", promovida pela Escola Técnica Profissional de Nível do Sitipan (ETP-SITIPAN/MG).

A feira encerra o segundo módulo do Curso de Panificação da ETP-SITIPAN/MG, cujos alunos irão se formar em julho próximo, após 11 meses de estudos. Aliás, foram eles próprios que produziram os alimentos, com carinho e dedicação, e o resultado não poderia ter sido melhor.

Foram trabalhadas duas vertentes: de um lado produtos para pessoas que apresentam restrições alimentares (obesidade, diabetes e hipertensão, por exemplo), que possuem sensibilidade ou alergia a determinados nutrientes, como o glúten, ou sensibilidade e intolerância à lactose, entre outros. Quem foi a feira pode também degustar e adquirir produtos fabricados a partir do resgate de receitas familiares, em sua forma original ou adaptada.

Entre os produtos expostos estavam bolos de sabores variados, biscoitos, broas, roscas, rosquinhas, pães, cookies, pamonha e pudim, que puderam ser adquiridos por preços bem camaradas.

“Gostei muito, principalmente da linha de pães integrais, bastante diferenciada. A feira nos mostrou que podemos incrementar e tornar o produto mais atrativo aos olhos do consumidor. Tirei fotos e estou levando uma unidade de cada para ‘copiarmos’ a receita e tentarmos fazer algo semelhante”, disse Kelli Afonso, a proprietária de uma padaria de Matozinhos, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Por outro lado, conforme ressaltou o aluno Marcos Antônio Cordeiro de Faria, o mercado da panificação tem vivenciado um movimento retrô e um certo saudosismo, ou seja, em direção ao passado, o que faz com que o resgate das receitas familiares ganhem também um lugar de destaque.

“Esses produtos deram um charme especial à nossa feira. Ajudar a montá-la foi muito bom; e participar, melhor ainda. É um aprendizado muito rico. A pessoa que faz o Curso de Panificação no Sitipan pode ter a certeza de que vai sair bem formada e informada, devidamente preparada para repassar o conhecimento ao seu público”, disse Marcos

Formatura
Essa é a primeira turma do Curso Técnico de Panificação da ETP-SITIPAN/MG, na modalidade subsequente ao Ensino Médio. As aulas tiveram início em 1º de setembro de 2015, pouco tempo depois da inauguração da Escola, que ocorreu no dia 23 de junho.

Para a coordenadora técnica da área prática do Curso de Panificação, Rosa Maria de Araújo, a experiência tem sido muito rica. “É uma turma bastante mista. Alguns alunos já são padeiros; outros empreendedores e há aqueles que vieram por simples curiosidade. Todos sairão daqui amando a panificação. Isso é fantástico”, ressalta.

A primeira Feira de Panificação da Escola ocorreu no dia 27 de fevereiro, no encerramento do primeiro módulo do Curso. Na época, os alunos montaram um Plano de Negócios, abrangendo todas as disciplinas da grade curricular (Administração, Empreendedorismo, Boas Práticas de Fabricação, Panificação Avançada e Introdução a Panificação). Com isso, eles puderam vivenciar a prática e o cotidiano de uma padaria, com o planejamento, produção, exposição e venda dos produtos.