União Geral dos Trabalhadores

Solenidade de filiação do SEC BH

04 de Junho de 2012 às 08:00
por: UGT Minas

Solenidade oficializa filiação do Sindicato dos Comerciários de BH à UGT

 

No dia 4/06, em Belo Horizonte, no Seminário Estadual “PSD Movimentos”, aconteceu à solenidade que marca oficialmente a filiação do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana à União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais.

 

Cerca de seiscentas pessoas acompanharam o discurso do presidente do SEC-BH*, o sindicalista José Alves Paixão, que ressaltou a decisão da diretoria em escolher a UGT/MG como a central sindical da entidade. “Democraticamente no dia 21 de maio, em concorrida assembleia, afinamos nossas pretensões como uma das maiores centrais sindicais do país, a UGT. A militância de uma entidade que desenvolve um sindicalismo ético, cidadão e inovador, jamais vista no meio sindical, converge com os anseios da nossa categoria. Agora nas fileiras combativas de Ricardo Patah, presidente do maior sindicato dos comerciários do Brasil, São Paulo, que como presidente nacional da UGT, busca com Ademir Camilo, Deputado Federal (PSD/MG) e presidente da UGT/MG, consolidar uma das maiores conquistas para nossa categoria. A regulamentação da profissão é um dos projetos que tramita na Câmara dos Deputados e Senado que recebe destacado empenho de Ricardo Patah e Ademir Camilo, lideranças que somam aos nossos esforços na busca da normatização da nossa profissão”, disse.

 

Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, disse que a filiação do sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte é muito importante para a central, que atualmente representa o maior número de trabalhadores no comércio no país. "A filiação do sindicato presidido pelo companheiro Alves à UGT é muito importante para os comerciários de todo o País. Isso porque, já temos na UGT inúmeros sindicatos dos comerciários e Federações e a filiação dos companheiros de Minas consolida a central como a maior representante dos comerciários no Brasil”, disse.

 

Finalmente, Ademir Camilo em seu discurso de agregação da nova entidade, reforçou sua linha de atuação dentro da Câmara e Senado Federal destacando que os trabalhadores são vozes atuantes nos parlamentos, para isso, incisivamente busca aprovação de ações de defesa e solidariedade aos trabalhadores brasileiros. “Nós trabalhadores dentro da Câmara e Senado, falamos e somos ouvidos. A regulamentação da profissão dos comerciários e outros direitos da classe trabalhadora passa pela nossa casa, a UGT. Estamos contentes com a vinda desta entidade, agora é engrossar fileiras e buscar todos anseios da categoria”, finalizou.

 

O evento além de empossar o SEC-BH, debateu políticas e diretrizes da UGT, assim como também as ações do Partido Social Democrático, que empossou a direção do PSD Mulher no Estado.

 

*O Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte (SEC-BH) representa os comerciários da Capital mineira e sua base de atuação abrange tem abrangência  territorial em Caeté/MG, Lagoa Santa/MG, Nova Lima/MG, Pedro Leopoldo/MG, Raposos/MG, Ribeirão das Neves/MG, Rio Acima/MG, Sabará/MG, e Vespasiano/MG, e o comércio atacadista de Santa Luzia/MG. No total são mais de 150 mil trabalhadores.

 

Fabian Schettini - Secretário de Comunicação/UGT Minas 

Rogério Reis - Jornalista/UGT Minas