União Geral dos Trabalhadores

Diretoria da UGT-MG é reeleita em congresso ordinário

26 de Marco de 2019

Com o auditório cheio e a presença de lideranças de várias entidades e regiões do Estado, a União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais realizou nessa segunda feira, 25/03, seu 4º Congresso Ordinário, em Belo Horizonte.

Com a aprovação da maioria absoluta dos delegados presentes, a atual diretoria da UGT-MG foi reeleita para o próximo mandato (quadriênio 2019-2023), tendo à frente o presidente Paulo Roberto da Silva. Ele agradeceu mais este voto de confiança e a reafirmou a disposição de continuar atuando na defesa dos interesses da classe trabalhadora.

Paulo Roberto prometeu empenho e conclamou as lideranças a não se deixarem abater perante os vários desafios que são postos a cada dia ao movimento sindical. “São nos momentos difíceis que devemos mostrar nossa competência”, declarou.

Além da presença significativa de sindicalistas da base ugetista, o evento foi prestigiado pelo presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, o vice-presidente da UGT-RJ, Manoel Meireles, e o presidente da Força Sindical Minas, Vandeir Messias.

Mudanças estatutárias
Os delegados presentes ao 4º Congresso também aprovaram as mudanças propostas pela Comissão Operativa no Estatuto da entidade. Entre as quais, a redução no número de secretarias, ação que se faz necessária diante do cenário de incertezas financeiras que se apresenta para o movimento sindical.

Primeiro, com as novas regras impostas pela Reforma Trabalhista e, agora recentemente, com a Medida Provisória 873, que alterou as formas de recolhimento da contribuição sindical, atingindo mortalmente as entidades sindicais.

Palestras
Alias, a MP 873 foi um dos temas do seminário “O futuro do trabalho e a ação sindical”, realizado durante o 4º Congresso Ordinário da UGT-MG. A palestra foi proferida pelo advogado e desembargador aposentado do Tribunal Regional do Trabalho 3º Região (TRT 3), Antônio Fernando Guimarães.

Também foram ministradas palestras sobre a reforma da Previdência, com o advogado especialista em Direito Previdenciário, Anderson Avelino, e o professor, ex-juiz do trabalho e juiz federal aposentado, João Bosco Leopoldino.

O seminário foi aberto com a palestra “Negociação Coletiva”, a cargo do professor e desembargador federal do Trabalho aposentado, Antônio Álvares da Silva. Os temas foram escolhidos por serem os que mais têm gerado preocupações nas entidades sindicais.

COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA DA UGT-MG

Conforme aprovado no 4º Congresso, a Comissão Operativa será constituída da seguinte forma:

Presidente: Paulo Roberto da Silva
Vice-presidente: José Alves Paixão
Secretário geral: Fabian Schetinni
1º Tesoureiro: José Cloves Rodrigues
Secretaria de Assuntos Jurídicos: Leonardo Vitor Siqueira Cardoso Vale
Secretaria de Organização Sindical: Luiz Adriano Teodoro (Luft)
Secretaria de Comunicação: Fernanda Sampaio
Secretaria de Relações Institucionais: Geraldo Anatólio da Silva Freitas
Secretaria de Educação e Formação: Paulo Cesar Dias de Souza
Secretaria do Servidor Público: Eduardo Sérgio Coelho

Ainda falta definir os nomes dos suplentes e do Conselho Fiscal, o que ocorrerá posteriormente, de forma a contemplar outras lideranças da base ugetista.

Também ficou deliberada a manutenção das cinco regionais da UGT-MG (Vale do Aço, Zona da Mata, Sul de Minas, Norte de Minas, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba).